Por
Claudio Caterinque
Repórter
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou requerimento de autoria do deputado federal capixaba, Gilson Daniel, para a realização de uma audiência pública em Brasília e uma mesa redonda em São Mateus. De acordo com a assessoria do parlamentar, ainda faltam definir as datas da realização dos debates, mas que as discussões devem ocorrer ainda neste ano.
O deputado destaca que a audiência pública em Brasília deve debater o novo contrato de concessão da BR-101/ES-BA, firmado entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a empresa Ecovias Capixaba. “Agora, vamos definir as datas para a realização das discussões e em breve divulgaremos para a população participar e acompanhar. Queremos conhecer o novo contrato e saber o que será feito para avançar” – afirma o parlamentar.

Foto: Vinicius Loures-Câmara dos Deputados/Divulgação
“Nós tivemos recentemente a nova concessão da BR-101 que liga a Bahia ao Espírito Santo. Essa concessão, ela, na verdade, é como se fosse uma prorrogação porque essa concessão já foi feita no passado, há mais de 10 anos, não houve a duplicação, compromisso assumido pela Eco101, e, agora, o Governo Federal faz mais uma vez e dá a oportunidade a Ecovias de fazer as intervenções que estão no contrato. Por isso, a necessidade de uma audiência pública desta comissão” – enfatiza.
Os debates propostos pelo deputado têm o objetivo de cobrar da concessionária Ecovias Capixaba –que inicialmente tinha o nome Eco101 e neste ano mudou para Ecovias 101– a duplicação da rodovia federal no Norte do Espírito Santo, já que o novo contrato desobriga a empresa a realizar tais obras.
Deputado diz que objetivo é acelerar prazos
“O Espírito Santo recebeu algumas obras no trecho sul, mas o trecho norte recebeu poucas intervenções da Ecovias. Então, a nossa discussão primeira é aqui para conhecer o novo contrato, o que será feito e que a ANTT, junto com a Ecovias, possa apresentar aos capixabas esse novo contrato e também depois discutir a possibilidade de nós avançarmos com relação a duplicação do trecho norte, de avançar um pouco mais com relação aos prazos” – explica.
O deputado disse que irá convidar também para participar da audiência em Brasília, que deve acontecer primeiro, o ministro dos Transportes, Renan Filho, a diretoria da ANTT, os diretores da Ecovias Capixaba, além do deputado estadual Fabrício Gandini, que preside na Assembleia Legislativa do Espírito Santo a Comissão de Fiscalização dos contratos de concessão de rodovias federais no Estado.
“Estarão com a gente também os prefeitos que estão no trecho da BR-101 no norte. Então, a gente fará essa audiência aqui em Brasília e depois replicá-la lá no norte do Espírito Santo, na cidade de São Mateus, onde o prefeito Marcus Batista tem lutado muito para poder fazer a duplicação, não só em São Mateus, mas de todo o trecho norte” – complementa Gilson Daniel.
Foto do destaque: Vinicius Loures-Câmara dos Deputados/Divulgação






