Por
Claudio Caterinque
Repórter
São Mateus – A Câmara de São Mateus deve iniciar votação em painel eletrônico nas próximas semanas. De acordo com o presidente da Mesa Diretora, vereador Wanderlei Segantini, por conta da instalação dos novos equipamentos, a sessão ordinária que ocorreria nesta segunda-feira (3) precisou ser adiada e deve iniciar às 9h desta quarta-feira (4).
“Essa mudança é parte do processo de modernização e transparência da Câmara Municipal de São Mateus, que busca aprimorar a condução das sessões e o acesso da população às atividades legislativas” – aponta o vereador.
Wanderlei Segantini afirma ainda que este processo de modernização do Legislativo Municipal foi iniciado na atual legislatura inspirado em outras casas legislativas, como a Câmara de Vitória.
“É importante para que o cidadão possa saber como é que o vereador votou. E vai mostrar para a sociedade muita transparência, além de representar economia. O nosso mundo está mudando com a tecnologia e todo mundo está bem informado. Cada dia que passa as pessoas estão mais sintonizadas com a tecnologia. Então, essa votação eletrônica representa uma evolução e modernização dos trabalhos” – pontua Segantini.
Apesar de o presidente da Câmara de São Mateus, vereador Wanderlei Segantini, ter dito que a votação em painel eletrônico começaria a partir desta quarta-feira (5) e que a empresa contratada para o serviço é capixaba, o secretário de Comunicação da Câmara, Warley Santana Chagas de Oliveira, esclareceu posteriormente à Reportagem que a instalação dos novos equipamentos deve ser concluída até esta quarta-feira, mas não será iniciada ainda a votação por meio do novo sistema. Além disso, o secretário disse que a empresa responsável pelo serviço é mineira.
“Depois [de instalados os equipamentos] será realizado treinamento interno, mudança de sistema e deve começar a operar em cerca de duas semanas. Já o painel multimídia –onde serão exibidos a votação e o nome dos parlamentares– deve começar em operação antes”, assegura Warley.
CONTRATAÇÃO DE MOTORISTAS
O vereador Wanderlei Segantini destaca que, dentre outras matérias, o Legislativo Municipal deve apreciar nesta quarta projeto do Executivo que solicita autorização para a realização de um processo seletivo. Segundo o parlamentar, o processo servirá para contratar motoristas para a Secretaria de Saúde. “Como as ambulâncias estão paradas, nós temos o processo seletivo da Saúde, [as contratações] dos motoristas. Precisamos fazer o processo para colocar para funcionar” – complementa, afirmando que o objetivo é aprovar a matéria ainda nesta quarta.
Para isso, o presidente marcou as reuniões das comissões permanentes para iniciarem a partir das 8h, uma hora antes do começo da sessão ordinária.

Foto: Secom-CMSM/Divulgação

Foto: Divulgação
Foto do destaque: Secom-CMSM/Divulgação







