sexta-feira, março 21, 2025
InícioCidadesCaffeu busca acelerar projeto de macrodrenagem de Guriri

Caffeu busca acelerar projeto de macrodrenagem de Guriri

-

O prefeito em exercício de São Mateus, Aílton Caffeu, está fazendo gestões junto ao governo estadual no sentido de buscar agilizar a realização da licitação para contratação das obras de macrodrenagem para Guriri. Acompanhado do secretário municipal de Defesa Social, Hassan Rezende, e do superintendente de Controle Governamental Uriel Moreira, além da deputada estadual Raquel Lessa, o prefeito Caffeu conversou com o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, a quem explicou a urgência dessa obra para Guriri.

Qualquer chuva um pouco mais pesada é um tormento para os moradores e frequentadores de Guriri, com grandes alagamentos, já que o sistema de drenagem é incipiente e não dá vazão rápida. Isto tem causado não só transtornos, mas prejuízos de toda ordem, inclusive para a imagem do balneário. O prefeito Caffeu afirma que está atento a essa situação e busca realizar os serviços emergenciais, para minimizar os impactos das chuvas.

Para isso, a Prefeitura está utilizando cinco bombas fazendo a sucção dessas águas. Mesmo assim, o problema persiste. Empossado há pouco mais de um mês, Caffeu pediu ao secretário Marcus Vicente que o governo priorize a realização da macrodrenagem, obra que efetivamente poderá resolver o problema. Segundo a assessoria da Prefeitura, Marcus Vicente informou que espera poder iniciar em 20 dias a licitação para contratação da empresa executora da macrodrenagem. As obras de macrodrenagem estão estimadas em 80 milhões de reais.

Leia também:   HÁ VAGAS, MAS CADÊ A MÃO DE OBRA?

A expectativa é de que até março do próximo ano, o processo licitatório possa estar concluído e assim contratada a empresa para iniciar os trabalhos, que serão executados por etapas. De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Hassan Rezende, o projeto consiste na construção de galerias pluviais com três metros de largura nas avenidas Oceano Atlântico, Oceano Índico e Esbertalina Barbosa Damiani, nos lados norte e sul de Guriri.

 

 

As ruas adjacentes também receberão redes de drenagem pluvial, que despejarão as águas nas galerias das três avenidas principais, de onde serão drenadas para o Rio Mariricu. Também da Secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano, a comitiva mateense voltou a pleitear caminhões-pipa para reforçar o abastecimento de água potável nas comunidades rurais, ouvindo do secretário Marcus Vicente a confirmação que sua secretaria está finalizando os trâmites burocráticos para a liberação.

Leia também:   Família mateense se reúne aos domingos e objetos improvisados viram instrumentos musicais

 

MÁQUINAS E OBRAS

O prefeito Caffeu também visitou a Secretaria Estadual de Agricultura (Seag), onde se encontrou com o secretário Paulo Foletto, para acompanhar o processo de liberação das máquinas e obras que serão destinadas para o Município. Também entrou em pauta o projeto da Barragem do Bamburral, que já está em fase de andamento.

O secretário Hassan informa que o município aguarda recursos para construir 10 poços artesianos. Espera receber também um caminhão truck caçamba e uma escavadeira hidráulica até o dia 23 de dezembro. Aguarda ainda a doação de cinco pontes pré-moldadas de concreto para instalação em estradas rurais do município. O prefeito Caffeu considera que esses benefícios são importantes para melhorar a qualidade de vida do homem do campo e fortalecer os pequenos agricultores.

Caffeu afirma que o secretário estadual de Agricultura, deputado Paulo Foleto, também confirmou investimentos na realização de quatro obras em São Mateus dentro do programa Caminhos do Campo, Serão beneficiadas com o pavimento do tipo revsol estradas localizadas nas comunidades de Santa Leocádia (Km 23), Santo Antônio (Km-28), Bom Jesus (Km-35) e São Benedito/Vale da Vitória (Km-41). Ainda na Secretaria da Agricultura, Caffeu informou que o secretário Paulo Foleto se comprometeu em liberar recursos para a construção de calçamento na comunidade da Paulista.

Leia também:   São Mateus recebe exposição inédita com animais plastinados

 

NOVO HOSPITAL

O prefeito Caffeu também teve um encontro com o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, para articular a construção do novo Hospital Roberto Arnizaut Silvares (HRAS) que será construído às margens da BR 101. “Um grande projeto vai deixar São Mateus como o maior ponto focal da saúde do Norte do Estado. O projeto de estudo, viabilidade e orçamento já está em fase final. Parte do terreno doado pertence ao Estado e a outra parte será doada pela Suzano. Na área será construído o novo hospital e um polo industrial voltado para empresas do ramo da saúde”, destacou Hassan.

Também participaram da reunião com Nésio, o deputado estadual Freitas, deputada Raquel Lessa, o diretor do HRAS, Eduardo Ribeiro Moraes, o superintendente da região Norte de Saúde, Edilson Monteiro, e o secretário municipal de Saúde, Henrique Follador. O secretário informou que todos do Governo do Estado se colocaram à disposição para atender as demandas de São Mateus.

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível