Com média de seis atendimentos por dia, a 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de São Mateus voltou a ficar alerta em relação às queimadas na região. De acordo com o comandante major Cristiano Sartório, com a proximidade do fim do Inverno e início da Primavera, que começa no dia 23, os dias já estão mais quentes e secos na região. Conforme disse, as temperaturas em São Mateus já têm passado dos 30°C, o que favorece a propagação dos incêndios, segundo o major, geralmente provocados por ação humana.

O comandante afirma ainda que os casos têm sido registrados com mais frequência nas localidades de Meleiras e Barreiras, território de Conceição da Barra localizado na Ilha de Guriri, na região dos quilômetros, em São Mateus, e na zona rural de Jaguaré. “São áreas de agricultura ou de especulação imobiliária, onde os moradores colocam fogo para limpar os terrenos e as chamas acabam saindo do controle”, destacou.

Apesar do número de casos já ser considerado alto, os incêndios têm sido de médio e pequeno porte, segundo o major. “Estamos conseguindo controlar o fogo no mesmo dia, mas por diversas vezes precisamos deslocar várias equipes para atender mais de um caso simultaneamente”.

Incêndio controlado pelos bombeiros em terreno na rua 32, em Guriri, próximo a área de mata preservada.

FISCALIZAÇÃO

Secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Ricardo Cassa Louzada afirma que realiza ações de fiscalização para inibir casos de queimadas em áreas de proteção ambiental. Segundo ele, as ações são realizadas em parceria com ICMBio, Bombeiros, Iema, Defesa Civil e Polícia Militar Ambiental.

“Os trabalhos de conscientização são focados nos locais mais vulneráveis às ações. O grande problema com queimadas está relacionado à expansão imobiliária, invasões de áreas públicas e privadas ou implantação de loteamentos irregulares. Nosso trabalho está focado também na fiscalização e recolhimento de lixo e entulho em áreas próximas de vegetação. Solicitamos aos proprietários para fazerem as limpezas de suas áreas” – ressalta.

O secretário enfatiza ainda que, quando a equipe de fiscalização flagra uma situação irregular, os agentes notificam os responsáveis, que podem responder por crime ambiental. Se o caso for grave, será solicitado apoio da Polícia Militar Ambiental. Ele lembra que a população pode solicitar o recolhimento de lixo e entulho por meio da Secretaria de Obras, pelos telefones 3767.8553 e 3763.1008.

INCÊNDIOS EM ÁREA URBANA

Nesta semana, os Bombeiros controlaram um incêndio em um terreno em Guriri, próximo a uma área de mata preservada. Outro incêndio, no Bairro Carapina, próximo ao Córrego da Bica, queimou uma área de vegetação. Segundo moradores, o fogo começou por volta das 18h de segunda-feira (16) e prolongou durante toda esta terça-feira. A aposentada Acenir da Conceição, que mora na rua Jair Coelho, próximo do local do incêndio, disse que as chamas atingiram algumas jaqueiras. Uma das árvores foi totalmente consumida pelo fogo e caiu. “Minha nora ligou para os Bombeiros, mas eles não vieram porque as chamas já haviam baixado. Acredito que foi alguém que colocou fogo por maldade mesmo” – disse a aposentada.

Incêndio queimou área de vegetação no bairro Carapina, próximo ao córrego da bica, em São Mateus.

 

São Mateus – ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here