Comandante da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de São Mateus, o major Cristiano Sartório faz um alerta sobre uma tentativa de golpe da taxa de incêndio. De acordo com ele, alguém se identificando como membro da corporação envia mensagens para as pessoas informando que se encontra em aberto uma taxa de incêndio, fazendo um falso alerta sobre uma possível fiscalização na residência, escritório ou estabelecimento comercial da possível vítima. Entretanto, o major afirma que não tem esta cobrança no Corpo de Bombeiros do Estado do Espírito Santo.

Major Sartório frisa que não existe cobrança de taxa de incêndio pelo Corpo de Bombeiros do Espírito Santo. Foto: Arquivo/TC Digital

Em nota encaminhada à Rede TC pela Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros, o chefe do Centro de Atividades Técnicas, tenente-coronel Andrison Cosme, detalha que as mensagens possuem em anexo um boleto, constando o CNPJ do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, além de um aviso de que o imóvel poderá até ser interditado, caso não seja efetuado o pagamento.

O major Sartório salienta que o Corpo de Bombeiros cobra apenas uma taxa de vistoria que é paga por meio de um Documento Único de Arrecadação (DUA). Ele frisa que a Corregedoria do Corpo de Bombeiros já está investigando a situação. No entanto, o comandante afirma que ainda não recebeu denúncia de pessoas que caíram no golpe em São Mateus. Mas, mesmo assim, faz o alerta à população: “registrar queixa na Delegacia da Polícia Civil caso receba a mensagem”.

Leia também:   Alteração proposta no PDM delimita áreas habitacionais e industriais em Uruçuquara

O Corpo de Bombeiros do Espírito Santo enfatizou na nota que a corporação não envia boletos de cobrança de taxa, reiterando que não existe cobrança de taxa de incêndio no Espírito Santo. “Todas as taxas do CBMES são emitidas pelo próprio cidadão, ou por seu responsável legal, diretamente no site da Secretaria da Fazenda ou no SIAT”, frisou o tenente-coronel Andrison Cosme.

O chefe do Centro de Atividades Técnicas reforçou que e-mails da corporação seguem o padrão …@bombeiros.es.gov.br. “O e-mail com tentativa de golpe tem como remetente o endereço [email protected] Caso tenha recebido mensagens desse tipo, solicitamos que ignore e não efetue pagamento, pois trata-se de um golpe” – sustentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here