Depois de dois anos e cinco meses de empossado, o presidente Jair Bolsonaro realiza sua primeira visita ao Espírito Santo e São Mateus é o município que o recepciona.

Ele vem inaugurar o Residencial Solar de São Mateus, conjunto de 434 casas populares construídas pelo Governo Federal por intermédio da Caixa Econômica e em parceria com a Prefeitura de São Mateus. Grande parte da bancada de deputados e senadores do Espírito Santo deverá estar presente na solenidade, assim como prefeitos, vereadores e lideranças políticas e empresariais da região.

Com forte articulação dos deputados Da Vitória, Evair de Melo e Soraya Manato, a presença de Bolsonaro é uma resposta que o presidente dá ao grupo político que lhe apoia no Espírito Santo. Nos últimos dias, esses deputados manifestaram as suas expectativas com a visita presidencial em entrevistas à Rede TC de Comunicações.

Por sua vez, o prefeito Daniel Santana faz as “honras da casa”, procurando criar um ambiente de cortesia com a presença de Bolsonaro. Da mesma forma, lideranças sociais se articularam e, com o apoio do prefeito Daniel e dos deputados federais capixabas, pretendem levar ao presidente um pedido de apoio ao Projeto de Lei nº 1964/2021, apresentado pelo deputado Neucimar Fraga, que pretende obter a autorização do Congresso Nacional para a criação da Universidade Federal de São Mateus (UFSM), por desmembramento do Ceunes em relação a Ufes.

Leia também:   Adufes fará assembleias nesta semana para discutir proposta do Governo Federal

O documento preparado para reforçar o pedido em favor da UFSM já tem a assinatura do prefeito Daniel, que atuará também no sentido de convocar os demais prefeitos da região e deputados a também o assinarem.

 

RESIDENCIAL SOLAR DE SÃO MATEUS

Após abandono da empreiteira que venceu a licitação e depredações, as 434 casas do Residencial Solar de São Mateus serão entregues nesta sexta-feira (11), com cerimônia prevista para iniciar às 13h.

Numa parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, o loteamento Solar de São Mateus foi iniciado em 2012 em um terreno doado pelo Município no Bairro Aroeira. O pedido do registro do loteamento foi feito um ano antes, no dia 6 de maio de 2011, ou seja, há mais de 10 anos.

No entanto, conforme reportagens publicadas no jornal Tribuna do Cricaré em 2017, a empreiteira vencedora da licitação desistiu do empreendimento em 2014. Abandonado, o conjunto habitacional sofreu com depredações e até saques.

Após assumir a Prefeitura de São Mateus no primeiro mandato, o prefeito Daniel Santana determinou à Secretaria de Assistência Social a procurar a Caixa Econômica Federal, responsável pelo empreendimento, e cobrar agilidade na conclusão das casas. Em 2018 foi feito um novo recadastramento das famílias beneficiadas.

Leia também:   CRE de São Mateus oferece tratamento gratuito para dores crônicas

Desta forma, após vencidas as etapas burocráticas, as casas tiveram as obras concluídas neste ano. As chaves começam a ser entregues aos proprietários nesta sexta-feira. Alguns moradores selecionados receberão as chaves das mãos do presidente Jair Bolsonaro.

 

Foto do destaque: Divulgação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here