domingo, novembro 16, 2025
InícioCidadesBolas de fogo vistas no céu no norte do ES podem ser...

Bolas de fogo vistas no céu no norte do ES podem ser restos de foguete chinês lançado há mais de um ano

-

Por

Claudio Caterinque

Repórter

Um fenômeno espacial tomou os céus de boa parte do norte do Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Goiás e Minas Gerais na noite desta segunda-feira (27). Há relatos de avistamento do fenômeno em Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Mucurici e Conceição da Barra.

Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), há suspeita de que seja lixo espacial, fragmento do segundo estágio do foguete chinês Long March 7A, que lançou um satélite em junho do ano passado, ou seja, há mais de um ano.

 

 

 

“Espetacular reentrada de lixo espacial corta os céus do Brasil e é observada em vários estados do centro oeste, sudeste e nordeste! Na noite do dia 27 de outubro, a Bramon recebeu centenas de relatos de uma grande bola de fogo cruzando os céus do Brasil. Várias imagens foram enviadas [para a Bramon] e foram identificadas como reentrada de lixo espacial” – registra a entidade em nota.

Segundo a Bramon, o maior número de relatos surgiu na Bahia, seguido de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. “Ainda não é possível cravar qual objeto reentrou em nossa atmosfera, mas as principais suspeitas recaem no segundo estágio do foguete chinês Long March 7A, que lançou o satélite ChinaSat-3A em 29 de junho de 2024, no Wenchang Satellite Launch Center”.

A Bramon registra ainda que é provável que algum fragmento tenha atingido a superfície do Oceano Atlântico, na costa do Nordeste brasileiro.

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível