Samba, marchinhas, rock’n’roll, fantasias multicoloridas, purpurina, confete e serpentina. Os blocos de rua que desfilarão pelo corredor da folia a partir de sexta-feira (1º) se encarregam de transformar o Carnaval no espaço mais eclético de Guriri até a noite de terça-feira (5). E neste início de semana os blocos já estão nos últimos preparativos, prometendo uma folia momesca com muita alegria, harmonia e também homenagens.
BOLA PRETA
O Bloco Bola Preta, que já havia adiantado que fará homenagens a duas mulheres destaques na história do Bairro Porto, Neném Preta e Dona Lilá, agora rende homenagens também a um dos fundadores e líderes, José Maria Batista, o Zeca, que faleceu no dia 14. De acordo com o irmão e presidente Hutenberg Gomes Batista, o Bené, já foram preparadas camisas com foto e mensagem para que cada integrante da bateria possa usar durante o desfile, que acontece sexta-feira, às 20h, e também no domingo (3), às 18h. O ensaio geral, último antes da apresentação no Carnaval, será quinta-feira (28), na Avenida Coronel Mateus Cunha, às 20h.
PINTINHO
O Bloco do Pintinho será o responsável por abrir os desfiles de blocos no Carnaval de Guriri, a partir de sexta-feira. Também se apresenta no último dia de Carnaval, na terça-feira (5), no encerramento. De acordo com Renan Cezana, o Pintinho, o ensaio geral, último antes do início do Carnaval, acontece na noite de quarta-feira (27), na Rua do Teimoso. Neste ano, o Bloco do Pintinho não terá desfile no centro de São Mateus, como ocorria em anos anteriores. Pintinho adianta que foi combinado que o bloco se apresentará somente em Guriri, por questões de logística e também de segurança. “Guriri já conta com estrutura e outras normas que devem ser obedecidas”, destacou.
NOSTRAVAMUS
O Bloco Nostravamus terá participação especial de vários destaques da Escola de Samba Imperatriz do Forte, de Vitória, primeira a desfilar no Sambão do Povo pelo Grupo Especial neste ano. De acordo com o líder do bloco, Joques Moreira, as fantasias conseguidas por doação da ong Recicla Folia já chegaram a São Mateus e estão sendo preparadas para enfeitar o Carnaval de Guriri no domingo (3) e na segunda-feira (4). Ele destaca que, como em todos os anos, a concentração do bloco ocorre na Rua Pinheiros, lado sul. Ainda conforme frisa Joques, neste ano foi feito uma parceria com estudantes de três escolas de Guriri para a confecção de fantasias por meio de um projeto pedagógico, com culminância no Carnaval.
CARNAROCK
Vestidos com camisa preta, de uma banda de preferência do folião, os roqueiros também terão espaço no Carnaval de Guriri. No Corredor da Folia, eles seguem o trio ao som do pop rock nacional e internacional da banda Los Pepes. Criador do bloco, Fabrício Buzetti disse que, inicialmente, não tinha o objetivo de comercializar abadá. Porém detalha que, devido à procura, precisou fazer 50 camisas personalizadas que estão sendo vendidas por R$ 50 cada para o dia da folia. Ele adianta que quem comprar a camisa ainda ganha um ingresso para o show de Pink Floyd cover, no Planet Rock Pub. “Este Carnaval mostra que a Ilha é eclética, tem todas as tribos e movimenta todos os estilos musicais”, complementa.
São Mateus–ES