A Biblioteca Pública Municipal Clementino Rocha foi arrombada três vezes em um espaço de um ano. De acordo com a bibliotecária Beatriz Barbosa Pirola, que procurou a Rede TC para falar sobre a indignação dela com o crime, o detalhe é que em todas as vezes nenhum livro foi levado. A biblioteca já havia sido alvo de arrombadores duas vezes em 2018. O terceiro arrombamento neste período aconteceu neste final de semana, conforme a bibliotecária, que está de licença prêmio até julho.

De acordo com Beatriz, uma auxiliar de biblioteca constatou o arrombamento ao chegar para trabalhar na manhã desta segunda-feira (21). Ela relata que foram roubados diversos utensílios domésticos, artigos de escritório e uma pequena quantia em dinheiro.

A bibliotecária afirma que nos outros arrombamentos, foram roubados ventiladores, botijão de gás, computador com monitor e outros utensílios. De acordo com ela, desta vez, foi roubado até uma pequena caixa onde os funcionários guardam dinheiro para despesas comuns. “Dentro da caixa tinha um dicionário em miniatura, de capa dura vermelha”, frisou. O restante do acervo, de mais de 20 mil livros, ficou intocado.

Leia também:   Daniel obtém vitória por unanimidade do TJES contra lei municipal de iniciativa da Câmara que aumentou seu salário

“Um país em que as escolas e as bibliotecas não são respeitadas está longe de ser um país evoluído”, desabafou Beatriz. A bibliotecária defende uma atenção maior das autoridades com a biblioteca. “Estamos precisando de mais cuidado, um olhar diferenciado, precisamos de reforma e segurança”, disse Beatriz.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here