Por
Wellington Prado
Repórter
Comandante da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), o coronel Douglas Caus garantiu que o 13º Batalhão da Polícia Militar, sediado em São Mateus, receberá reforço de efetivo em novembro, quando será formada uma nova turma de 1.000 policiais para serem distribuídos nas unidades do Estado. A informação foi compartilhada à Reportagem durante a solenidade de aniversário de 15 anos de criação do Batalhão, na manhã desta terça-feira (17), na sede da unidade.
A solenidade foi conduzida pelo coronel Edsandro Vieira Crema, responsável pelo 2º Comando de Polícia Ostensiva Regional, além do comandante do 13º Batalhão, tenente-coronel Anderson Simonassi Faria, e do subcomandante da unidade, major Antônio Ednis Bergamin Júnior.

Foto: Wellington Prado/TC Digital
“O 13º Batalhão da Polícia Militar é responsável pelo policiamento em três municípios, São Mateus, Conceição da Barra e Pedro Canário. Uma região onde nós temos bastante atenção sobre os aspectos da criminalidade, sobre aspectos do tráfico de drogas, possíveis ramificações criminosas ligadas à Grande Vitória” – detalha o coronel Douglas Caus.
O comandante da PMES afirma que estão sendo realizados investimentos no Batalhão do Município. “Esse ano, em novembro, nós formaremos mais 1.000 policiais militares que também virão para cá, parte deles, para toda região norte”, sustenta.

Foto: Wellington Prado/TC Digital
O coronel Douglas Caus frisa que o Espírito Santo tem obtido o melhor resultado na redução de homicídios de uma série histórica de 29 anos. “Esse é um trabalho integrado dentro do programa Estado Presente, liderado diretamente pelo governador Renato Casagrande. A Polícia Militar tem experimentado na gestão desse governo a maior recomposição de efetivos, os maiores investimentos da história da nossa instituição, que fez esse ano 190 anos” – reforça.
Batalhão comemora redução de 53% em homicídios em relação ao ano de criação
O comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Anderson Simonassi Faria, destaca a redução do número de homicídios na área de abrangência atual –São Mateus, Conceição da Barra e Pedro Canário–, no comparativo do ano de criação da unidade, 2010, para 2024. Conforme assegura, houve uma redução de 53%.
Segundo o comandante, o 13º Batalhão cresceu tecnicamente ao longo dos anos, com policiais mais treinados, mais equipados e o policiamento tem avançado bastante, incluindo o patrulhamento na zona rural também, “com programas excelentes de proteção ao homem do campo”.

Foto: Wellington Prado/TC Digital
Há cerca de um mês e meio no comando da unidade, o tenente-coronel Anderson Simonassi Faria salienta que está feliz em comandar um batalhão que tem a estrutura como o de São Mateus. “E com policiais que são verdadeiros heróis, que todos os dias saem às ruas para defender a sociedade com todo amor e com todo carinho”, acrescenta.
O tenente-coronel Anderson Simonassi Faria acrescenta também que assumiu o batalhão “com números excelentes, o que torna um desafio conseguir avançar ainda mais nos índices”. Contudo, ele assegura que está sendo feito um planejamento para continuar intensificando as ações e mantendo a redução no número de homicídios.
“Muito orgulho”
Subcomandante, o major Antônio Ednis Bergamin Júnior destaca que tem “muito orgulho” pelos 15 anos de criação do 13º Batalhão em São Mateus. “Uma unidade em que, apesar de ter só 15 anos como batalhão, São Mateus já era representado por uma companhia independente, uma outra estrutura”, reforça.

Foto: Wellington Prado/TC Digital
O major pontua que são diversos ganhos e glórias para a unidade ao longo dos 15 anos. “Mas, vou trazer para vocês um número objetivo que é do programa Estado Presente. Em 2010, quando o Batalhão foi criado, nós tivemos 131 homicídios na nossa região do Batalhão, que também abrange a área de Conceição da Barra e Pedro Canário. Em 2024, nós terminamos com 61 homicídios, mais de 53% de redução” – sustenta.
De acordo com major Bergamin, a redução tem como um dos fatores o treinamento e o preparo dos policiais. “A gente saiu de uma estrutura muito simples no Bairro Ideal para ter essa estrutura hoje que nem sempre foi bonita, mas que conta com trabalho, treinamentos, capacitação, armas mais modernas, viaturas mais modernas e esses policiais, que são os nossos heróis”, finaliza.
A SOLENIDADE
O dia de aniversário do 13º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo é 22 de junho, mas a solenidade comemorativa foi realizada nesta terça-feira (17), com a participação de militares e civis.
No evento, o 13º Batalhão homenageou com certificado três ex-comandantes, os coronéis Marcos de Assis Batista, Altiere de Carlo da Silva Machado e Jefson Coelho Correia. Também houve homenagens a pessoas que receberam o título de Amigos do 13º Batalhão, além de premiação de destaques operacionais da unidade.
PRESENÇAS
Estiveram presentes na frente de honra da solenidade o prefeito Marcus Batista, o presidente da Câmara, vereador Wanderlei Segantini, o diretor do Fórum de São Mateus, juiz Alcenir José Demo, o delegado-chefe da Polícia Federal em São Mateus, Leonardo Reis Guimarães, o delegado-chefe da 18ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Isaac Gagno, a promotora de Justiça, Olga Maria Tedoldi Spalenza Rosa, o chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Linhares, Carlos Alessandro Pavani e o chefe de policiamento da PRF, Pedro Cavalcanti.
Também participaram o subcomandante da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, capitão Davi Pedroza, o superintendente da Prefeitura de Pedro Canário, Everton Riazor, o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Fabrício Segato Auer, o comandante da 18ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Fabricio Pereira Rocha, o comandante da 19ª Companhia Independente, major Adair Eugênio Gomes Sabino, além do Diretor-Geral da Rede TC de Comunicações, Márcio Castro.
Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital






