A banca avaliadora do concurso de redação das redes municipal e estadual de educação já decidiu os vencedores em todas as categorias. No entanto, o resultado só será divulgado no dia 21 de setembro, durante as comemorações do Aniversário da Cidade, conforme lembrou o secretário de Comunicação Júnior Eler. Realizado pela Prefeitura de São Mateus, o concurso tem as parcerias das secretarias de Comunicação e de Educação.

De acordo com o secretário, ao todo foram quase 200 inscrições de alunos do ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano), da educação de jovens e adultos (EJA –do 5º ao 8º período) e ensino médio. Ele destacou que a escola com o maior número de redações enviadas foi a Emef Km 35, de Nestor Gomes, que enviou 51 redações.

Além do secretário Júnior Eler, também integrou a banca avaliadora a professora Betina de Cácia e Souza Baptista (representante da comunidade estudantil), o professor Joel de Jesus Júnior (representante da Secretaria de Educação), a escritora Mônica Porto (representante da Academia Mateense de Letras), além da coordenadora da banca, Adriana Gusmão Antunes. Também integra a equipe julgadora a representante da Superintendência Regional de Educação, Giselle Rezende Vieira.

Leia também:   Comitê articula com Prefeitura lei para normatizar oferta de educação do campo

“São Mateus, minha Cidade”

São Mateus – Conforme as regras do concurso, os estudantes tiveram que escrever uma redação com no mínimo 20 e máximo 25 linhas, sobre o tema: São Mateus, minha Cidade. A banca avaliou a organização das ideias, coesão e coerência textual, além do uso correto da gramática.

“O tema da redação foi importante porque os alunos puderam resgatar todo contexto histórico do Município. Durante o processo de correção dos textos, a gente pôde perceber que os alunos pesquisaram e aplicaram o que aprenderam em outras disciplinas, não só em Língua Portuguesa, mas História e Geografia” – ressalta a coordenadora da banca avaliadora Adriana Antunes.

Já Betina de Cácia destaca que as produções foram de alto nível, o que para ela mostra a qualidade do ensino nas escolas públicas de São Mateus. “Teve o potencial de avaliar não só os alunos, mas também o trabalho que é desenvolvido nas escolas. Por conta do nível dos textos, a gente percebe que a rede pública do Município tem professores de excelência, que estão fazendo um trabalho exemplar dentro de sala de aula. Vale ressaltar que todos os profissionais da rede pública são, no mínimo, pós-graduados” – lembra.

Leia também:   Modelo de Pedro Canário concorre ao Mister Teen Espírito Santo

Os autores das três melhores redações de cada categoria serão premiados com notebooks (1º lugar), celulares (2º) e bicicletas (3º). A premiação ocorrerá no palco principal da Festa da Cidade com a presença do prefeito Daniel Santana.

NOVOS TALENTOS

A escritora Mônica Porto, que também ajudou na avaliação dos textos, acredita que novos talentos surjam a partir do concurso. “Esse tipo de ação é crucial para o incentivo e formação de novos escritores, porque existem muitos talentos escondidos dentro das escolas que precisam de uma oportunidade como essa. Com certeza eu vejo futuro em muitos alunos que participaram do concurso” – afirma.

O secretário de Comunicação acrescenta que todos os textos serão reunidos para a produção de um e-book, que será disponibilizado na rede mundial de computadores para toda a população poder acessar.

“O projeto, que está sendo desenvolvido em várias mãos, foi concebido pelo prefeito Daniel Santana, que nos chamou e pediu ações para envolver e despertar um olhar mais aguçado da Comunidade Estudantil pelo Município. A equipe da Educação, representada pelo secretário José Adilson, também tem sido parceira de primeira hora desde o início do projeto. Chegamos à fase final de avaliação das redações encantados com tanta inspiração dos nossos estudantes. E isso também nos inspira” – acrescentou.

Leia também:   Em encontro de escritores, João Fideli lança livro Joana, a cura na Festa da Cidade

São Mateus – ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here