O Bairro Vila Nova está em clima de luto com o falecimento de Crispiniana Laurindo Endlich, conhecida como Dona Fia ou Dona Maria. O velório ocorreu na Igreja Adventista, na Avenida Argentina. O corpo foi sepultado na tarde desta quinta-feira (24), no cemitério do Centro. Mãe do ex-vereador Manoel Endlich, o Alemãozinho, Dona Fia enfrentava problemas de saúde e faleceu às 18h de quarta-feira (23), dentro de casa, com o laudo médico apontando hipertensão, insuficiência renal e pneumonia aguda.

O velório da mãe do ex-vereador Alemãozinho ocorre na Igreja Adventista, localizada na mesma avenida da casa onde que residia. Foto: Wellington Prado/TC Digital

Dona Fia completaria 81 anos nesta sexta-feira (25). A comemoração estava prevista para domingo, quando seria realizado um almoço em família. Ela teve dez filhos, sendo que cinco estão vivos: Manoel (Alemãozinho), Davi, Ana Maria, Maria José e Suely. Os falecidos são Maria de Lourdes, Maria de Fátima, Sérgio, Daniel e uma filha que morreu ao nascer, sem chegar a ser registrada. Dona Fia deixou 11 netos e três bisnetos.

O ex-vereador Alemãozinho, que chegou a presidir a Câmara em 1995 e 1996, detalha que a mãe é natural de Nova Venécia, onde casou-se com o pai dele, José Endlich. Em seguida, eles passaram pelos municípios de Linhares, Sooretama e Eunápolis (BA), até decidir residir em São Mateus. Após um ano residindo no Bairro Santo Antônio, a família mudou-se para o Bairro Vila Nova, onde Dona Fia nunca mais quis sair e permaneceu por quase 44 anos. De acordo com Alemãozinho, a mãe e o pai se separaram quando ela tinha 38 anos. Desde então, Dona Fia priorizou a criação dos filhos.

Leia também:   Câmara define membros da CPI da Viação São Gabriel

“Foi uma mulher guerreira para criar os filhos. Ela tinha uma quitandinha no Bairro Vila Nova. Era muito caseira, gostava de receber as pessoas na casa dela. Aglutinava a família e todos tinham um carinho enorme pela minha mãe” – destacou. Uma das boas lembranças que fica é a festa de aniversário de 80 anos, em 2018. Alemãozinho agradeceu as manifestações de solidariedade e relatou que o presidente da Câmara de Vereadores, Jorginho Cabeção, esteve no velório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here