Contando para a carga horária letiva do calendário escolar deste ano, as aulas virtuais começam na segunda-feira (6) para alunos da rede municipal de ensino de São Mateus. Secretário municipal de Educação, José Adilson Vieira de Jesus relata que as atividades serão realizadas através da plataforma digital Google For Education, a princípio para estudantes de todo o ensino fundamental, incluindo educação de jovens e adultos (EJA).

Para navegar na plataforma, os alunos devem receber, até esta sexta-feira (3), acesso a e-mails institucionais criados pelas equipes da Secretaria de Educação com tutoriais sobre as ferramentas disponibilizadas.

O secretário detalha que, por meio do e-mail, os alunos, incluindo a família, terão acesso a orientações de acesso à plataforma, que possui  diversas ferramentas, entre elas de avaliações e de salas de aulas virtuais. José Adilson detalha que o e-mail foi criado com senha padrão, que poderá ser alterada pelo estudante.

José Adilson relata ainda que em junho foram realizadas as capacitações e treinamentos com diretores, pedagogos, coordenadores e professores do ensino fundamental. Nesta semana, o sistema está sendo configurado. “As contas de e-mail dos alunos para acesso à plataforma foram todas criadas e estão sendo enviadas para as escolas e, até amanhã [esta sexta], paras as famílias” – ressaltou.

Secretário municipal de Educação, José Adilson Vieira de Jesus relata que as atividades serão realizadas através da plataforma digital Google For Education. Foto: Arquivo TC Digital

AULAS SUSPENSAS DESDE MARÇO

O secretário lembrou que as aulas presenciais estão suspensas na rede municipal de ensino desde o dia 17 de março por causa da pandemia do novo coronavírus. Em abril, o Município criou o Programa Todos em Casa pela Educação, mas até então, conforme explicou José Adilson, apenas com atividades complementares, sem contabilizar na carga horária do calendário escolar.

As aulas virtuais não abrangem a educação infantil, cujos profissionais ainda passam por capacitação para que os alunos também possam ser integrados na plataforma.

As contas de e-mail foram criadas pelas equipes da Secretaria de Educação com senha padrão para que os alunos, incluindo a família, possam ter acesso a orientações, avaliações e às salas de aulas virtuais. Foto: Divulgação

Alunos sem acesso à tecnologia recebem material impresso

Secretário municipal de educação, José Adilson Vieira de Jesus relatou que os estudantes que não tiverem condições de acesso à plataforma Google For Education receberão material impresso das aulas.

Conforme José Adilson, uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Educação sobre o acesso dos estudantes às tecnologias apontou que 76,2% deles possui acesso à internet. Ele salienta que as escolas já têm praticamente mapeado esses alunos, porque já precisaram entregar material impresso para aqueles que não conseguiram acesso às atividades on-line do Programa Todos em Casa pela Educação.

O secretário frisou que está sendo estudada a melhor forma para que esses alunos que receberem o material impresso possam esclarecer as dúvidas com os professores, sem que haja aglomerações.

José Adilson frisou que ainda não é possível estipular uma data para o retorno às aulas presenciais e nem até quando seguirá o ano letivo de 2020. Contudo ele adiantou que o calendário deve ser concluído em 2021.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here