As aulas presenciais na rede municipal de ensino de São Mateus devem voltar de forma gradual e híbrida em junho, desde que o Município se mantenha em risco moderado ou baixo no mapa de classificação do Governo Estado.

Secretário municipal de Educação, José Adilson Vieira de Jesus detalha que o comitê de biossegurança para o retorno às aulas, formado por professores, diretores e representantes das secretarias de Educação e de Saúde, elaborou um protocolo no qual a retomada das aulas presenciais será gradual, dos alunos mais velhos para os mais novos.

Sendo assim, na primeira semana de junho está prevista a retomada das aulas presenciais de forma híbrida no ensino fundamental II, com alunos do 6º ao 9º ano. Na sequência, com intervalo de no mínimo três semanas, inicia as aulas do ensino fundamental I, do 1º ao 5º ano. José Adilson acrescenta que a educação infantil será a última a retornar ao ensino presencial.

O secretário ressalta que o entendimento é de que as crianças mais novas, como as da educação infantil, terão mais dificuldade de absorverem as regras de distanciamento e prevenção à covid-19, como o uso permanente de máscaras, por exemplo.

Leia também:   Policiais são alvos de tiros de submetralhadora em Pedro Canário

Como o Município passou para risco moderado a partir dessa segunda-feira, José Adilson frisa que não poderia iniciar de imediato a retomada das aulas presenciais. Conforme disse, esse mês de maio servirá para as escolas se organizarem para que o retorno seja feito da forma mais segura possível.

Enquanto o retorno não é possível na rede municipal, neste mês de maio estão sendo planejados os protocolos para transporte dos alunos bem como para entrada, saída e recreio dos estudantes. Foto: TC Digital

Ele explica que cada turma será dividia em dois grupos, sendo que, enquanto uma estuda de forma presenciais numa semana, a outra fica no ensino remoto. Com isso, é possível distribuir as cadeiras com distanciamento adequado.

Desde o início do ano letivo, São Mateus mantém o ensino de forma remota. Há ainda a possibilidade de os estudantes, ou responsáveis, retirarem o material impresso para estudo nas escolas.

MÁSCARAS

José Adilson acrescenta que a Prefeitura adquiriu álcool em gel e cloro para as escolas, além de máscaras para serem distribuídas aos alunos no momento da retomada das aulas presenciais.

O secretário acrescenta que, neste mês de maio, também estão sendo planejados os protocolos para transporte dos alunos da rede municipal bem como para entrada, saída e recreio dos estudantes.

Leia também:   Suspeito de tentativa de homicídio em Vila Valério é preso em São Gabriel da Palha
Na rede estadual, as aulas presenciais foram retomadas segunda. Foto: TC Digital

ESCOLAS ESTADUAIS

Na rede estadual, as escolas do Município retomaram as aulas nesta segunda-feira, seguindo o estabelecido pela Secretaria Estadual de Educação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here