As aulas presenciais de ensino fundamental (I e II) e ensino médio estão liberadas a partir do dia 5 de outubro no Espírito Santo, em municípios classificados como risco baixo para covid-19 no mapa de risco do Estado.

A decisão foi anunciada pelo governador Renato Casagrande em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (25). Entretanto as aulas presenciais na rede estadual para ensino médio serão retomadas no dia 13 de outubro e de ensino fundamental ainda está com a data sendo estudada.

O governador ressaltou que a decisão foi por liberar, mas caberá às prefeituras decidirem se retomam as aulas nas redes municipais, o mesmo ocorre com as escolas privadas. No entanto, caso voltem com as aulas presenciais deverão seguir protocolo definido pelo Governo do Estado.

Casagrande explicou que os alunos com comorbidades ou que  ainda não se sentirem confortáveis a retornar terão direito a continuar com as aulas remotas.

A educação infantil a partir do dia 5 também pode retornar com atividades presenciais, mas individuais ou em pequenos grupos. O protocolo específico será apresentado na terça-feira.

Leia também:   Triplo homicídio registrado em Pedro Canário

“Medida ancorada em evidência científica”

O governador Renato Casagrande destacou que a decisão de retomada das aulas presenciais na educação básica foi difícil, devido o radicalismo que há em quem é favor e quem é contra.

Entretanto o governador destacou que a “medida foi ancorada em evidência científica”, de forma cautelosa e com protocolos orientados por uma equipe técnica. “Nos dá segurança para seguir adiante”, completa.

Secretário estadual de Educação, Vitor de Angelo avalia que o maior desafio para a elaboração do protocolo foi a questão física das escolas. Ele ressaltou que o Estado tem realizado investimentos de reforma e construção de prédios escolares, mas ainda há um déficit, com escolas das décadas de 1960 e 1970. “A gente tem feito intervenções físicas viáveis para garantir o protocolo sanitário”, salienta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here