A atleta mateense Amanda Manente é uma das representantes do Brasil na Copa Sul-Americana de Ginástica Rítmica, que teve início na segunda-feira (4) e segue até domingo (10), em Santiago, no Chile. A competição reúne alguns dos maiores talentos do continente na modalidade. Além de Amanda, da categoria juvenil individual (13 anos), também representam o Espírito Santo as ginastas Helena Balarini, também na categoria juvenil individual (13 anos), e Ana Luisa Neiva, da categoria adulto nível elite, ambas da Escola de Campeãs.
Amanda Manente, participante do projeto Campeões de Futuro, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (Sesport), que viajou pela primeira vez para competir em um campeonato internacional, compartilhou as expectativas dela para o torneio. “Minhas expectativas são muito grandes para esse campeonato. Eu, juntamente com minha técnica Gizela Batista, estamos trabalhando para representar muito bem o nosso país! Será uma competição muito importante para mim, com boas chances de medalhas” – afirma a jovem atleta, conforme destaca a assessoria da Sesport.
“O projeto Campeões de Futuro é uma iniciativa da Secretaria que oferece aulas de esportes gratuitas para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em todos os 78 municípios do Espírito Santo. O programa busca proporcionar a prática esportiva aliada à educação, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos e incentivando a cidadania e a qualidade de vida, especialmente em áreas de vulnerabilidade social” – frisa a pasta.
A programação da Copa Sul-Americana inclui treinos das equipes, seguidos pela fase classificatória nesta quinta (7) e sexta-feira (8), e as finais no sábado (9). Além da delegação brasileira, o evento conta com ginastas de países como Argentina, Aruba, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Venezuela.
Foto do destaque: Sesport Divulgação