Para a assinatura de memorando de entendimento para a implantação de uma refinaria e uma fábrica de lubrificantes e asfalto no Espírito Santo, o secretário estadual de Desenvolvimento, Marcos Kneip, e o subsecretário de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais Gabriel Feitosa participaram, nesta sexta-feira (29), de cerimônia virtual com representantes das empresas EnP e Oil Group.

“As empresas pretendem desenvolver projetos de construção da Refinaria Espírito Santo (RefinES) e da Fábrica Capixaba de Lubrificantes e Asfalto (LubCap), em locais a serem definidos no Estado”, relata a assessoria da Sedes.

A RefinES terá capacidade inicial de 30 mil barris por dia, com geração de gasolina, diesel, óleo diesel marítimo (bunker) e óleo combustível. Já a LubCap terá capacidade inicial de produzir 1 mil barris por dia de lubrificantes e 500 toneladas de asfalto diariamente, agregando valor ao óleo pesado produzido em terra no Espírito Santo. O local para a instalação do empreendimento ainda está em análise pela empresa.

De acordo com o presidente da EnP, Márcio Félix, a implantação desses projetos no Espírito Santo faz parte dos planos da EnP para desenvolvimento de um ecossistema energético no Estado, um dos estados de melhor ambiente para se investir no País. “Uma das nossas propostas é aproveitar o óleo pesado do Espírito Santo para investir na indústria de asfalto. Vamos aprofundar os estudos nesse sentido” – comentou Félix, que já foi dirigente da Petrobras no Estado e atuou em altos escalões destes segmentos nos governos estadual e federal.

Leia também:   Sindicato Rural emite nota de repúdio sobre ocupação de fazenda em São Mateus

O secretário Marcos Kneip, destacou a importância do empreendimento para o desenvolvimento econômico do Espírito Santo. “O Estado tem uma relação muito forte com o setor de petróleo, no entanto ainda não temos uma refinaria. E este é um projeto diferenciado, é o primeiro passo de um belo caminho que a empresa vai trilhar aqui no Estado, abrindo muitas portas para o nosso crescimento. A Sedes recebe este anúncio com muita felicidade e está à disposição para auxiliar no que for necessário” – ressaltou.

A Oil Group é uma empresa norte-americana integrada de petróleo e gás envolvida na aquisição de dados, exploração, produção e refino. Ela possui 10 ativos onshore e offshore no Nordeste brasileiro e pretende construir seis refinarias de pequeno porte nos estados de Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, Sergipe/Bahia e Mato Grosso do Sul.

“A EnP é uma plataforma inovadora de negócios na área de energia e atua para conceber, desenvolver e operar ecossistemas energéticos, buscando o equilíbrio entre as diversas fontes de energia e seus usos. Para tal, com base no vasto portfólio energético do Brasil, a EnP trabalha para identificar oportunidades e sinergias, por meio de alianças estratégicas e modelos de negócios inovadores” – detalha a Sedes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here