São Mateus – “Foi muito positivo”. Esta é a avaliação do presidente da Associação Empresarial do Litoral Norte (Assenor), Natan Beltrame, para o Fórum de Petróleo e Gás – Investimentos, Oportunidades e Desafios no Município de São Mateus e Região Norte. Com a participação de empresários, executivos, técnicos, professores e estudantes, o fórum foi conduzido por Durval Vieira de Freitas, gerente de Petróleo e Gás da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). De acordo com a organização, 396 pessoas participaram dos debates na Faculdade Vale do Cricaré (FVC).

Natan ressalta que o objetivo foi mesmo despertar o interesse, nos empresários e acadêmicos, no potencial do mercado de petróleo e gás natural e as diversas possibilidades de investimentos, além de estudar alternativas tecnológicas para o desenvolvimento do Município.

“O Durval, que foi nosso convidado para facilitar essa temática, nos apresentou o panorama do Espírito Santo em dados do PIB, balança comercial, principais setores em macrorregiões, além do ambiente de negócios, mercado de trabalho, com estoque de empregos, e investimentos no setor de petróleo e gás. Evidenciou, com dados, que São Mateus é a capital do petróleo onshore no Espírito Santo” – completou.

Leia também:   Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico

O presidente da Assenor salienta que, na década de 90, São Mateus chegou a produzir 25 mil barris de petróleo por dia, enquanto que atualmente produz 9 mil/bpd. Reiterou, ainda, a importância do Reate 2020, programa de incentivo à privatização dos campos em terra, “com expectativa de produzir 50 mil/bpd até 2030, com investimentos de R$ 300 milhões por ano, gerando mais de 30 mil empregos no período”.

Natan destaca ainda o intercâmbio de ideias. “A troca de informações que tivemos vai ao encontro do nosso propósito, que é contribuir com o desenvolvimento da sociedade. Tenho certeza que todos saímos mais esperançosos, tanto os empresários, como os acadêmicos, pois as expectativas e perspectivas são ótimas”.

O presidente da Assenor agradeceu a maciça participação de 396 pessoas, destacando a importância da interação entre academia, indústria e empresários.

O Fórum de Petróleo e Gás – Investimentos, Oportunidades e Desafios no Município de São Mateus e Região Norte teve a participação de empresários, executivos, técnicos, professores e estudantes.
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here