A Assembleia Legislativa do Espírito Santo inicia 2025 com três mudanças em cadeiras. Duas são em razão da posse de deputados que foram eleitos para comandar prefeituras –Theodorico Ferraço em Cachoeiro de Itapemirim e Lucas Scaramussa em Linhares– e a terceira pela nomeação do deputado Tiago Hoffman na Secretaria Estadual de Saúde. Desta forma, assumem Marcos Madureira, Allan Ferreira e Antônio da Emater, este último, ex-prefeito de Pinheiros.
Na tarde de quinta-feira (2), o governador Renato Casagrande anunciou o deputado Tyago Hoffmann no comando da Saúde no lugar de Miguel Duarte Neto, que integrará a Fundação Estadual de Inovação em Saúde (Inova Capixaba), instituição pública estadual de gestão hospitalar. Dois deputados já foram empossados nesta semana.
MARCOS MADUREIRA
O primeiro foi Marcos Madureira, que tomou posse em cerimônia na manhã de quinta-feira no Gabinete da Presidência, comandada pelo presidente da Ales, deputado Marcelo Santos. A cerimônia foi acompanhada por familiares, apoiadores políticos e parlamentares.
Marcos Madureira, que é natural de Cachoeiro de Itapemirim e já foi deputado por três mandatos consecutivos, assume a cadeira de seu conterrâneo Theodorico Ferraço, eleito em 2024 para comandar o município de Cachoeiro de Itapemirim. O deputado também foi conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo.
ALLAN FERREIRA
Já o deputado estadual Allan Ferreira reassumiu nesta sexta-feira (3) a cadeira na Assembleia após a saída de Lucas Scaramussa, que renunciou ao mandato para assumir a Prefeitura de Linhares. A posse também ocorreu no gabinete do presidente Marcelo Santos.
Eleito em 2022 com 15.185 votos, Allan perdeu a vaga devido a uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), que anulou os votos do Partido da Mulher Brasileira (PMB) por fraude na cota de gênero nas eleições daquele ano.
A decisão judicial resultou em uma recontagem de votos que alterou a composição da Assembleia Legislativa. Apesar de não ter sido o autor da ação judicial, o ex-vereador da Serra Fábio Duarte (Rede), que disputou a eleição com 13.792 votos, foi beneficiado pelo novo cálculo e ocupou a vaga de Allan Ferreira. Com a saída de Scaramussa, Allan, que se tornou o 1º suplente do Podemos, retorna à Casa para dar continuidade ao trabalho legislativo.
ANTÔNIO DA EMATER
Quem assumirá a vaga de Tiago Hoffmann na Assembleia é Antônio da Emater, ex-prefeito de Pinheiros. Na eleição para deputado em 2022 ele obteve 6.238 votos. Antônio da Emater é o terceiro na linha de sucessão. O primeiro é Bruno Lamas, que atualmente comanda a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia. O segundo é o prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira. Até a tarde desta sexta-feira, a posse de Antônio da Emater ainda não havia sido realizada. O expediente interno na Ales, suspenso desde 23 de dezembro, será retomado na segunda-feira (6). (Com informações da Ales).
Foto do destaque: Ellen Campanharo-Ales/Divulgação