A Secretaria Estadual da Educação (Sedu) liberou o resultado da Chamada Pública Escolar 2019. Os interessados devem acessar o site da Sedu (www.educacao.es.gov.br) e, posteriormente, realizar a efetivação da matrícula até 31 de janeiro. A Sedu destaca que, nesta etapa, é muito importante a participação das famílias. “Aquele pai/responsável que não comparecer à unidade escolar para confirmar a matrícula não terá a garantia de vaga do aluno”.

Para efetivação da matricula, é necessário que os pais/responsáveis, ou o próprio aluno quando maior de idade, compareçam na secretaria escolar da unidade na qual a vaga foi localizada e que sejam apresentadas cópias dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou de Casamento; Histórico Escolar ou declaração de conclusão de série/ano; comprovante de residência do estudante por meio da fatura de energia; Título de Eleitor e Certificado de Alistamento Militar (sexo masculino) para os alunos maiores de 18 anos; laudo médico para os alunos com deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento; além de Carteira de Identidade e/ou CPF, caso o aluno possua.
“Vale lembrar que a distribuição das vagas segue os critérios adotados pela rede estadual, em ordem de prioridade: estudante com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação; estudante que reside próximo à unidade escolar pleiteada, desde que tenha vaga; estudante que tenha irmão(s) estudando nessa unidade escolar, desde que tenha vaga, e aluno com menor idade”, acrescenta a Sedu. As aulas na rede estadual de ensino começam no dia 5 de fevereiro.

Leia também:   Estudantes começam a receber primeira parcela do Programa Pé-de-Meia

CHAMADA PÚBLICA

Conhecido como Chamada Pública Escolar, o processo de matrícula na rede estadual tem como objetivo assegurar o acesso dos estudantes às unidades públicas que oferecem o ensino fundamental e médio e a sua permanência no processo de escolarização, conforme explica a Sedu. O processo de organização de matrículas compreende as seguintes etapas: Rematrícula; transferência interna; pré-matrícula; divulgação do resultado e efetivação da matrícula.

“As primeiras ações da Chamada Pública Escolar foram as solicitações de rematrícula e transferência interna, realizadas de 16 de outubro a 10 de novembro de 2018. Nesse período, os estudantes que já estudam na rede estadual reafirmaram o desejo de continuar ou mudar de unidade escolar. Em seguida, vieram as solicitações de Pré-matrículas, que ocorreu do dia 28 de novembro ao dia 14 de dezembro de 2018. Nesta etapa, solicitaram uma vaga na rede estadual estudantes matriculados nas redes públicas municipais, federal ou privada e também estudantes que não estejam matriculados em qualquer uma das redes de ensino” – complementa a Secretaria Estadual da Educação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here