Nada de falar em cansaço após um pedal de mais de 1.000 quilômetros, de São Mateus a Aparecida (SP). Após seis dias pedalando por três estados numa viagem que começou às 5h de quinta-feira (9), o trio Uarlan Ferreira Fernandes, de 41 anos, Manoel Araújo Lopes, de 62, e Augusto Nogueras Acemel, de 60, chegaram ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida às 17h desta terça-feira (14). Nesta quarta (15), eles participam de duas missas num dos destinos preferidos de romeiros de todo o País.

Uarlan, Manoel Lopes e Augusto Acemel chegaram ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida às 17h desta terça-feira (14). Foto: Divulgação

Em entrevista por telefone à Rede TC, meia hora após terem sido recepcionados por amigos na chegada ao Santuário Nacional, Uarlan agradeceu a Padroeira do Brasil a boa viagem que fizeram. “Nossa Senhora e Deus deram forças para a gente chegar sem problemas físicos e com o psicológico bem tranquilo”, comentou o ciclista. Segundo Uarlan, apesar da previsão de chuvas no Sudeste e do tempo fechado em alguns momentos, eles não pegaram chuva na estrada.

Uarlan destaca que, nas missas desta quarta, ele agradece a Deus pelas bênçãos recebidas, pretendendo ainda fazer um clamor aos bispos para que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) inclua na Campanha da Fraternidade de 2021 uma atenção especial aos ciclistas do Brasil. “Queremos fazer uma campanha para que o motorista respeite mais os ciclistas, pois são pais de família, trabalhadores e precisam voltar para as suas casas” – conclamou.

Leia também:   Festival do Caranguejo apresenta palestras, shows e degustação neste fim de semana em Campo Grande
Foto: Divulgação

O percurso, a partir de São Mateus, foi pela BR-101. No Rio de Janeiro, fizeram a travessia de balsa entre Niterói e a capital fluminense, visitando o Cristo Redentor na segunda-feira (13). Depois, seguiram viagem com destino São Paulo pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116), popularmente conhecida como Via Dutra, até chegarem a Aparecida na tarde desta terça.

Veja o vídeo dos ciclistas chegando em Aparecida:

RETORNO A SÃO MATEUS

De acordo com Manoel Lopes, que é natural de Natal (RN), mas reside há 20 anos em Guriri, na quinta pela manhã, eles pedalam de Aparecida até Piraí, por mais 170 km, onde pegam carona com um amigo na tarde de sexta de volta a São Mateus. A previsão é que os ciclistas mateenses estejam de volta à Cidade no sábado (18). “Vamos preparar o espírito para o próximo desafio”, comenta.

BOM JESUS DA LAPA

Acostumados a pedalar grandes distâncias, o grupo planeja, agora, uma viagem de São Mateus a Bom Jesus da Lapa, no sertão baiano, percorrendo mais 1.000 km. Uarlan relata que o grupo já fez vários pedais de longas distâncias, sendo dois ao Convento da Penha, em Vila Velha, e outros de 200 e 300 km. Augusto Acemel, por exemplo, disse que já participou da Romaria de Santo Agostinho, na Espanha.

Leia também:   IPTU 2024 já pode ser pago, com vencimento da cota única em 29 de maio

BIKE EXTREME

Integrante da equipe Bike Extreme, a qual o trio de ciclistas mateenses faz parte, Aline França detalhou que o grupo tem por finalidade divulgar o esporte em benefício de uma vida mais saudável, destacando a interação social. “A equipe se mobiliza em projetos sociais em nível assistencial, estimulando também a prevenção do meio ambiente. Composta por 35 integrantes, o objetivo principal é promover, incentivar e orientar o desenvolvimento do ciclismo em nossa região e em outras localidades” – salientou Aline, em mensagem enviada à Rede TC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here