PREFEITO DE SÃO MATEUS PARTICIPA DE AGENDA COM CASAGRANDE E RICARDO FERRAÇO E AFIRMA QUE GOVERNADOR AUTORIZOU FORÇA-TAREFA PARA “SOLUÇÃO MAIS PLAUSÍVEL
Por
Claudio Caterinque
Repórter
São Mateus – Após novo alerta nesta segunda-feira (6) para aumento da salinização no ponto de captação de água pelo Saae, o prefeito Marcus Batista disse estar mais confiante em uma solução definitiva par ao abastecimento em São Mateus. Nesta segunda, ele participou de uma agenda com o governador Renato Casagrande e o vice-governador Ricardo Ferraço. O prefeito salientou que a palavra de ordem do governador foi a seguinte: “Vamos fazer uma solução mais plausível para a água em São Mateus”.
Para o prefeito Marcus Batista, essa é a pauta número um em São Mateus. Dentre as alternativas mais plausíveis, ele aponta a elevação do ponto de captação no Rio Cricaré. Também há estudos, segundo o prefeito, para a instalação de dessalinizadores no ponto de captação no Bairro Porto, além da construção de um ressalto hidráulico no Rio Cricaré.
“A gente tem que olhar o que pode ser feito. Subir o ponto de captação de imediato ou instalar dessalinizadores. O governador também está solicito em relação a isso e liberou o time dele, ligou para os secretários, botou o time à disposição e atento” – afirma Marcus Batista.
O prefeito detalha que devido o aumento da salinização no ponto de captação, que segundo o Saae passou das 250 partes por milhão (ppm) de cloreto de sódio (sal) por mililitro de água nesta segunda-feira, a autarquia poderá deixar de fazer a captação em alguns momentos de maré alta, provocando racionamento no abastecimento na cidade. “Vai ter que trabalhar com racionamento, esperar a maré baixar e ligar novamente. Está bem critico a salinidade na água de novo”.

Prefeito reforça estar esperançoso
Desta forma, o prefeito se diz esperançoso em resolver o problema. “Hoje eu senti um posicionamento muito forte do governador Renato Casagrande em relação a isso. Ele vai, ligou na minha frente para os secretários, estava o vice-governador Ricardo Ferraço, o deputado federal Gilson Daniel, e disse que quer o projeto andando”.
O prefeito aproveita e pede a colaboração da população para economizar água. “O Saae vai liberar a água dentro da possibilidade para os moradores porque a gente vai passar por um período crítico. Então, a mensagem é para as pessoas tomarem cuidado, racionalizar a água, não desperdiçar. É fazer e ainda pedir a ajuda dos vizinhos” – complementa.
Elevação do ponto de captação
São Mateus – A solução mais rápida e viável para o abastecimento de água em São Mateus, para o prefeito Marcus Batista, é a elevação do ponto de captação no Rio Cricaré. Ele afirma que o ideal é elevar o ponto em cerca de 15 quilômetros rio acima, nas proximidades da localidade conhecida como Km 8.
E observa ainda que a Cesan, autarquia estadual, realiza a captação no Bairro Jambeiro, cerca de dois quilômetros acima de onde o Saae faz a coleta, para o abastecimento em Conceição da Barra. Segundo Marcus Batista, no local, a água ainda demoraria cerca de 30 dias para salgar. No entendimento do prefeito de São Mateus, a captação sendo feita pelo Saae no Km 8 poderia garantir superar crises futuras sem a necessidade de racionar ou interromper o abastecimento no Município.
“Acredito que supera uma crise se tiver bem lá em cima do rio. E dentro desse projeto, estamos considerando ter um ressalto hidráulico, como em Nova Venécia, porque a gente fica com um reservatório de segurança. Essa seria uma terceira solução. O mais rápido que dá para fazer em um médio prazo é elevar a captação e a gente poder ter dois pontos[um no Bairro Porto e outro no Km 8]”.







