Com projeção de produzir 4.000 ônibus neste ano de 2022, a Marcopolo São Mateus já planeja triplicar o tamanho da planta industrial instalada no Município. A informação foi dada ao presidente da Câmara Municipal, Paulo Fundão, e aos demais vereadores mateenses, que visitaram a fábrica instalada no Km 56 da BR-101, no entorno do Bairro Litorâneo, nesta quinta-feira, 23.

Acompanhados de assessores, os parlamentares foram recebidos por gerentes, coordenadores e engenheiros de diferentes áreas, liderados pelo gerente geral da unidade industrial, Cristiano Jackson Manica.

Na visita guiada à linha de produção, era inegável a admiração demonstrada pelos vereadores ao observar o tamanho da estrutura montada em São Mateus, e em constante evolução, e o orgulho dos dirigentes da Marcopolo em mostrar os avanços da fábrica mateense, já considerada a maior e mais moderna da multinacional brasileira que tem sede em Caxias do Sul (RS) e está presente nos cinco continentes.

Com obras iniciadas em 2013, a Marcopolo já investiu mais de R$ 310 milhões na fábrica de São Mateus. A operação teve início em novembro de 2014, e só vem crescendo. Já são 1.650 funcionários próprios trabalhando na planta industrial, e ainda 300 trabalhadores terceirizados. Para transportar esse pessoal, a empresa montou uma operação com 33 linhas exclusivas de ônibus.

Leia também:   Produtores rurais de Nova Verona recebem caminhão e secador de café da Prefeitura

A fábrica atualmente dispõe de 120.000 metros quadrados de área construída, num terreno de 870.000 m², que possibilita melhor organização da linha de produção e naturalmente ampliações sempre que necessárias. No momento, a fábrica mateense já inclusive produz modelos de carroceria com mais de 90% de peças oriundas da própria unidade.

Mesmo assim, avançando para a autossuficiência em diferentes áreas, a Marcopolo possui cadastrados 315 fornecedores instalados em São Mateus e mais 281 em outros municípios capixabas, totalizando 596 no Estado do Espírito Santo, conforme relata a própria indústria.

PRODUÇÃO CRESCENTE

A projeção é de chegar ao fim do ano com uma produção diária de 22 ônibus nos modelos leve, urbano e rural. Atualmente, já saem da linha de produção diariamente 19 coletivos. Com esse incremento imediato, devem ser criados mais 500 empregos diretos, com investimento adicional de R$ 20 milhões.

Os avanços na produção da Marcopolo em São Mateus projetaram um otimismo especial nos vereadores durante a visita guiada. E não é para menos, com base nos dados fornecidos e na excelência da linha de produção. Em 2019, a empresa entregou 805 ônibus. No ano seguinte, já com a pandemia, esses números mais que dobraram, passando a produção para 1.872. Em 2021, foram produzidos mais 2.047 coletivos. Este ano, a empresa atingiu e comemorou a marca de 7.000 ônibus fabricados em São Mateus.

Leia também:   CRE de São Mateus oferece tratamento gratuito para dores crônicas

Nos planos de expansão, a empresa projeta novos pavilhões, e inclusive produção de veículos elétricos, além de micro-ônibus e ônibus rodoviário a diesel. Em uma década, a intenção é ocupar 50% da área total em que está sediada a planta industrial.
Em prazo bem menor, revela a gerência, está prevista a criação da Casa Marcopolo, no centro de São Mateus, com estrutura que contemple o fomento a capacitação da mão de obra local.

O gerente Cristiano Manica explica que a fábrica da Marcopolo não vende ônibus diretamente ao cliente. Para tanto, é preciso recorrer a representantes em Vitória e Vila Velha. Dos vereadores, ouviram a sugestão de favorecer a instalação de uma revenda também em São Mateus.

Além do presidente Paulo Fundão, participaram também da visita à fábrica da Marcopolo os vereadores Kacio Mendes (vice-presidente), Ciety Cerqueira (primeira-secretária), Delermano Suim (segundo-secretário), Cristiano Balanga (líder do Prefeito), Preta do Nascimento, Adeci de Sena, Carlinho Simião, Lailson da Aroeira, Gilton Gomes e Isael Aguilar.

A visita à fábrica da Marcopolo faz parte de uma estratégia do presidente Paulo Fundão, com apoio de todos os vereadores, de estimular uma agenda positiva que favoreça o desenvolvimento sustentável em São Mateus, com geração de empregos e renda, especialmente para a população mais jovem.

Leia também:   Daniel obtém vitória por unanimidade do TJES contra lei municipal de iniciativa da Câmara que aumentou seu salário

Foto do destaque: Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here