sexta-feira, novembro 8, 2024
InícioCidadesAos 480 anos, São Mateus tem potencial para explodir em desenvolvimento econômico

Aos 480 anos, São Mateus tem potencial para explodir em desenvolvimento econômico

-

A Edição Especial da TC em celebração aos 480 anos de São Mateus, celebrados hoje, traz a leitura de importantes dados econômicos do Município, que apresentam uma evolução constante em alguns setores. Também é reportada a visão de empresários e políticos sobre os cenários e expectativas para os próximos anos. E as projeções dos entrevistados são promissoras. O otimismo e o entusiasmo estão presentes. A perspectiva é que o Município tenha uma verdadeira explosão de desenvolvimento.

Bem localizado geograficamente, sendo cortado pelo principal corredor logístico do País, a BR-101, numa posição estratégica para atendimento aos mercados do Nordeste, Sudeste e outras regiões do País, e contando com os benefícios da Sudene, São Mateus apresenta forte atração de empresas. Além disso, as que no município já se instalaram estão buscando ampliar suas plantas industriais, como nos casos da Marcopolo e da Oxford Porcelanas.

Mas vale lembrar que, como Polo Regional, o Município é referência em serviços e no comércio, gerando emprego e renda também por meio das pequenas e médias empresas e microempreendedores individuais.

Leia também:   Comissão de transição aborda questões referentes ao ano letivo de 2025

Um fato que demonstra também esse momento de expansão é o constante aumento com arrecadação de ICMS que cresceu 267,25% de 2014 para 2023. Essa evolução coloca o Município entre os 10 maiores arrecadadores do Estado, conforme dados da Receita Estadual, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Fazenda.

Outro dado que reforça esse ciclo de crescimento é o Valor Adicionado Fiscal (VAF), que pode chegar pela primeira vez à casa dos R$ 3,5 bilhões.

Essa evolução tem influenciado, sobretudo, na criação de postos trabalho. Dados do Novo Caged mostram que o estoque de empregos em São Mateus cresceu 39,09% em quatro anos.

Por outro lado, a arrecadação com royalties de petróleo e gás natural apresentou uma redução nos últimos anos, principalmente após a saída da Petrobras da região. No entanto, a perspectiva para o setor é de retomada na produção, o que pode gerar uma recuperação do setor por meio da iniciativa privada.

Com os dados apresentados nesta Edição Especial, o que se percebe é que São Mateus tem tudo para deslanchar de vez o seu desenvolvimento econômico, de forma sustentável, podendo superar os desafios sociais e de infraestrutura.

Leia também:   CONCESSÃO DE PARQUES ESTADUAIS: Comissão de Meio Ambiente da Assembleia realiza audiência pública em Itaúnas nesta quinta

Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível