Após decidir que as aulas desde ano na rede municipal de ensino em São Mateus não serão retomadas de forma presencial, o secretário de Educação, José Adilson Vieira de Jesus, afirma que o ano letivo será concluído, conforme o planejamento, em dezembro, de forma inteiramente virtual.

Em entrevista à Rede TC de Comunicações, o secretário adiantou que o planejamento para 2021 está organizado para resgatar o que não foi alcançado neste ano. Acreditando que a pandemia chegará ao fim e que vacinas já estarão disponíveis, ele garantiu que as aulas do ano letivo de 2021 começam regularmente em fevereiro.

O secretário afirma que a decisão de não retomar as aulas de forma presencial neste ano foi tomada a partir de vários critérios, dentre eles, uma pesquisa realizada com pais de alunos que apontou que 87% dos entrevistados não enviariam os filhos para escola em 2020.

José Adilson enumerou também várias conversas com professores, sindicatos, Conselho Municipal de Educação, autoridades sanitárias, médicos, além das experiências ruins de outros países e até de outros estados brasileiros, citando o Amazonas, para não retomar as aulas presenciais neste ano.

Leia também:   Homem morre ao cair e bater a cabeça em meio-fio em Boa Esperança

Nesta quarta-feira (30), a Secretaria de Educação emitiu uma nota anunciando que as aulas presenciais não serão retomadas neste ano. A Secretaria afirma que a decisão foi tomada em acordo com as autoridades em saúde que continuam considerando que os espaços coletivos, como as escolas, ainda não são ambientes seguros com relação à pandemia do novo coronavírus.

“Saímos do final do século XX e pulamos de fato para o XXI”

O secretário de Educação José Adilson Vieira de Jesus não acredita que 2020 foi um ano perdido para estudantes. Pelo contrário, ele afirma que houve uma evolução muito grande, principalmente na utilização de ferramentas tecnológicas aliadas ao ensino. “Saímos do final do século XX e pulamos de fato para o XXI na evolução da educação. Foi um ano de aprendizagem enorme, com o uso de novas tecnologias que nunca foram usadas em sala de aula na rede municipal” – frisa.

Ele afirmou que os alunos que não têm acesso à internet estão sendo procurados pela escola para obterem o material de estudo impresso. Foto: Arquivo TC Digital

José Adilson complementa que para fechar o ano letivo de 2020 serão obedecidas as 800 horas de aulas com o complemento das atividades remotas. O ano letivo contabiliza também os dias de estudo presencial que ocorreram no início do ano, antes das medidas restritivas impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Leia também:   Polícia Militar apreende arma e maconha após troca de tiros em São Mateus

Ele afirmou que os alunos que não têm acesso à internet estão sendo procurados pela escola para obterem o material de estudo impresso. Frisou ainda que as escolas estão fazendo o acompanhamento dos estudantes. As avaliações também estão sendo feitas pelos professores de forma remota. Por isso acredita que não haverá prejuízos para o ensino e que não há que se falar no momento em reprovação ou aprovação.

O secretário cita que os professores estão percebendo até uma melhora no aprendizado de alguns alunos com o ensino de forma virtual, do que era em sala de aula. “A gente sabe que o convívio em sala de aula, a experiência do professor e do aluno não cabem numa tela de computador ou numa apostila. Mas temos hoje uma grade oportunidade de inserir novas tecnologias no aprendizado” – complementa José Adílson.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here