Halo solar registrado pelo tecenauta Uanderson Santos em Guriri nesta terça-feira (22). (Foto: Uanderson Santos/Divulgação)

Uma espécie de anel de luz, semelhante a um arco-íris, em torno do Sol chamou a atenção na manhã desta terça-feira (22), primeiro dia da Primavera, que começou oficialmente no hemisfério sul às 10h31. O fenômeno, conhecido como halo solar, acontece devido à existência de uma grande quantidade de cristais de gelo na atmosfera, segundo o Observatório Nacional do Rio de Janeiro.

“A luz do Sol é refletida por esses cristais e pode ocorrer esse fenômeno natural parecido com um arco-íris. É um fenômeno que pode acontecer em qualquer época do ano, depende mais do Sol”, aponta a assessoria do Observatório Nacional.

Foto: Queila Benicá/Divulgação

O tecenauta Uaderson Santos afirmou ter registrado o fenômeno em Guriri na manhã desta terça-feira. A teceneuta Queila Benicá também registrou o fenômeno no céu sobre Jaguaré.

 

PRIMAVERA

Conforme detalha o Observatório Nacional, a Primavera começou nesta terça com o segundo equinócio deste ano: quando o dia e a noite têm a mesma duração. O primeiro foi o início do Outono, em março. “As estações do ano são fenômenos naturais e ocorrem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol”, explica.

Leia também:   Acidente grave com motociclista nesta segunda em São Mateus

O instante exato do início de uma estação do ano é determinado por uma posição específica da Terra em sua órbita, como explica a pesquisadora Josina Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional.

“Para compreender o início das estações, é preciso imaginar a Terra parada e o Sol se movendo em relação a nós. Nessa perspectiva, o Sol percorre um caminho, que se chama eclíptica, e o instante do equinócio de setembro é aquele em que o Sol cruza o equador celeste, que é a extensão do equador terrestre, indo de norte para sul. No hemisfério sul é o equinócio de Primavera e no hemisfério norte é o equinócio de Outono.”

A maneira como os raios solares incidem nos hemisférios marca as estações do ano e, além da temperatura, um dos efeitos que evidenciam as estações é a variação dos comprimentos dos dias, ou seja, a quantidade de tempo que o Sol fica acima do horizonte. Esse efeito praticamente não existe nas regiões próximas do equador terrestre e é cada vez mais evidente quanto mais nos afastamos do equador terrestre.

Leia também:   Supremo invalida lei do Espírito Santo que garantia porte de armas para vigilantes e seguranças

No início da Primavera, os dias terão o mesmo comprimento das noites, e no hemisfério sul, os dias vão ficando cada vez maiores e as noites cada vez menores, até o maior dia do ano, que ocorre no início do Verão, que nesse ano será dia 21 de dezembro às 7h02 (horário de Brasília).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here