Por

Wellington Prado

Repórter

“Temos um trabalho muito pesado para fazer na agricultura, melhorar ainda mais nossas estradas e fomentar pequenos, médios e grandes produtores rurais. Mas, uma parte que vamos trabalhar bem forte em 2022 é na educação” – a afirmação é do prefeito de Montanha, André Sampaio.

Na tarde desta quinta-feira (23), o prefeito André Sampaio, acompanhado do secretário de Comunicação, Wenison José, visitou a Rede TC de Comunicações, onde foi recebido pelo Diretor Geral Márcio Castro.

Em entrevista, ele destacou investimento de R$ 2 milhões para implantar a primeira escola em tempo integral da rede municipal de ensino. Conforme explica, o sistema será implementado na escola de ensino fundamental Presidente Costa e Silva já no ano letivo de 2022. A instituição de ensino fica localizada no Bairro Fundão, “um bairro carente”, segundo André Sampaio.

“Esse será o ponta pé para um trabalho gradativo, com o objetivo de que a educação de Montanha chegue, em cinco ano, a ter toda a rede municipal no formato de ensino em tempo integral”, frisou.

Ainda em 2022, o prefeito acrescenta que será implementado o Centro Especializado em Alfabetização, com o intuito de melhorar a leitura e o aprendizado em Matemática dos estudantes. Esse projeto será iniciado na Escola Brasília, mas o objetivo é expandir a outras instituições de ensino. “Criamos o foco 50 anos em cinco. Tudo que era para crescer em 50 anos, vamos fazer um modelo de cinco anos” – destaca.

 

EXPERIÊNCIA

André frisa que tem utilizado toda a experiência adquirida como diretor do campus de Montanha do Instituto Federal do Espírito Santo para desenvolver a educação do Município. “O nosso legado será fortalecer a estrutura e valorizar os profissionais”.

 

PROTAGONISMO

Até o fim do mandato, André Sampaio vislumbra que Montanha será modelo de protagonismo infantil, “onde a criança conseguirá se expressar e ter visão de futuro, enxergando sempre mais além”.

Outro projeto que pretende implantar é a urbanização da barragem de Montanha. Ele detalha que o projeto é dividido em três fases. “A primeira é levar famílias de casas em situação de risco para um espaço adequado. A segunda é de urbanização de uma parte do entorno. E a terceira é a urbanização de outra parte, contribuindo para o turismo”.

 

“Passamos por uma situação complexa”

 

Montanha – André Sampaio fez uma avaliação do primeiro ano de mandato, onde aponta que, diante das circunstâncias, “foi maravilhoso”. Ele lembra que assim que iniciou o mandato veio a pandemia do novo coronavírus.

“Passamos por uma situação complexa. Mesmo assim, a gente consegue terminar o ano, com ação do governo [Renato] Casagrande e dos municípios, em situação melhor”. André Sampaio comemorou o fato de Montanha estar com a vacinação contra a covid avançada.

O prefeito afirma que, mesmo diante das dificuldades, conseguiu avançar na humanização dos serviços prestados aos munícipes.

Na área da saúde destaca que transporte sanitário de pacientes do interior para a Cidade, além dos serviços especializado concentrados em uma só área na Secretaria de Saúde, podendo oferecer um atendimento melhor com sala de espera climatizada.

“Humanizar. Essa é a palavra que temos usado na nossa gestão o tempo inteiro”.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here