quinta-feira, janeiro 16, 2025
InícioGeralAnalista orienta frequentadores a não tocarem em ninhos de tartarugas nas praias...

Analista orienta frequentadores a não tocarem em ninhos de tartarugas nas praias de Guriri

-

KELLY BONACH RESSALTA QUE ATUALMENTE SÃO MAIS DE 150 NINHOS

MONITORADOS PELO TAMAR EM 38 QUILÔMETROS DE PRAIA NO MATEENSE

 

São Mateus – A analista ambiental do Tamar, Kelly Bonach relata que os profissionais do Centro monitoram atualmente 150 ninhos de tartarugas em 38 quilômetros no litoral mateense. Ela aproveita e orienta os frequentadores a não tocarem nos ninhos. Em entrevista à Rede TC de Comunicações na tarde desta sexta-feira (3), ela disse que estão sendo observados diversos problemas com estes ninhos e faz um apelo aos banhistas.

As tartarugas fazem a desova até o mês de março e os filhotes podem nascer até maio, o que demanda cuidado dobrado com os ninhos. Foto: Divulgação 

“Muitos ninhos ficam na área mais urbanizada da orla, onde tem o maior número de pessoas transitando, em especial, agora durante o Verão, que tem um aumento no número de turistas. Fazemos um apelo porque o cuidado com os ninhos é primordial” – afirma.

 

A profissional detalha que muitas vezes há lixo acumulado envolta dos ninhos e que também é corriqueiro as pessoas retiram as telas de proteção que ficam sobre eles. “Nessas áreas onde tem impacto de predação, pode ser por cachorros domésticos, animais silvestres ou ação humana, é onde os ninhos são mais molestados” – frisa.

Leia também:   Marcus nomeia interinos enquanto aguarda confirmações de secretários
As tartarugas fazem a desova até o mês de março e os filhotes podem nascer até maio, o que demanda cuidado dobrado com os ninhos. Foto: Divulgação 

A orientação dela para a população é que não toquem nos ninhos em nenhuma situação. “Se a pessoa ver o ninho marcado com o cano, que tem o número daquele ninho, evite mexer, pisar, tirar a tela, retirar os ovos. A gente pede atenção. Também é preciso evitar o trânsito de veículo na praia que já é proibido por uma portaria do Ibama. Mas algumas pessoas descumprem a lei e acabam transitando com veículos, passando por cima dos ninhos, mesmo os que ficam bem próximos da restinga” – enfatiza.

Foto: Tatiana Milanez/TC Digital

Desova e nascimento

 

São Mateus – Kelly explica que as tartarugas continuam chegando à praia porque estão para a desova neste período que segue até março. Já os filhotes, por sua vez, começaram a nascer em novembro e continuam neste processo até abril ou maio.

“Estamos recebendo denúncias de que pessoas estão retirando as telas de proteção e também os ovos dos ninhos. Não podemos tocar para conferir. Temos que esperar que os filhotes nasçam, mas é importante denunciar. O contato deve ser feito pelo telefone do Tamar (71) 9.8188.9409” – reforça.

VISITAÇÃO

Leia também:   Marcus nomeia interinos enquanto aguarda confirmações de secretários

Kelly detalha que a base em Guriri reabre para atendimento ao público no dia 25 de janeiro. Ela destaca o trabalho de voluntários e abre a cada 15 dias para visitação. “Estamos formando uma equipe de servidores que será fixa para poder atender, mas estão em capacitação para posteriormente iniciarem o trabalho na base” – complementa.

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível