A Escola Estadual de Ensino Médio Ceciliano Abel de Almeida desenvolveu duas importantes iniciativas pedagógicas voltadas para a valorização da cultura, da memória e da identidade local. Os estudantes participaram de uma visita ao Sítio Histórico Porto de São Mateus, incluindo a Casa Constância D’Angola, e de uma exposição guiada de arte visual intitulada Bem-vindo ao Paraíso, realizada no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) do município. As informações são da Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Educação (Sedu).

“O Projeto Patrimônio Histórico-Cultural, promoveu uma vivência interdisciplinar entre as áreas de Arte, História e Língua Portuguesa. A iniciativa reuniu turmas da 2ª série do ensino médio e do 1º ano de Secretariado em uma visita ao Sítio Histórico Porto de São Mateus e à Casa Constância D’Angola, conduzida pela escritora e curadora Mônica Porto, referência na preservação da memória afro-brasileira e indígena no município” – destaca a Sedu.
Segundo a assessoria, durante a atividade, os estudantes exploraram o patrimônio histórico do Município, conheceram a história de Constância D’Angola e refletiram sobre o papel da comunidade negra e indígena na formação social, econômica e cultural da região. “A experiência resultou em produções textuais, registros fotográficos e reflexões sobre o pertencimento e o letramento racial, em consonância com as Leis 10.639/03 e 11.645/08”, reforça.
“Cada olhar atento e cada pergunta”
O coordenador de Estratégias para Equidade Racial (PCER), professor Marcos Góes Oliveira, destacou que “cada olhar atento e cada pergunta feita mostrava que eles estavam se reconhecendo na história da cidade”. Segundo ele, a visita não foi só um passeio, “foi um ato de valorização da memória e de construção de futuro”.
A curadora da Cassa Constância D’Angola, Mônica Porto, ressaltou que o para os alunos foi uma experiência essencial. “Essa experiência oferece elementos fundamentais para que esses jovens, como futuro de nossa cidade, reflitam criticamente e atuem na construção de uma sociedade antirracista”.

A estudante Ester de Oliveira Soares, da 2ª série, disse que a “visita evidenciou a coragem e o valor histórico do povo de São Mateus, inspirando respeito e admiração pela comunidade”.
Bem-vindo ao Paraíso
Já a participação na exposição guiada Bem-vindo ao Paraíso trouxe reflexões sobre identidade, cultura periférica e juventude negra, em sintonia com o Projeto Aquilombar. Com programação diversificada —que incluiu grafite interativo, slam de poesia e baile cultural—, os estudantes vivenciaram expressões artísticas contemporâneas que dialogam com a resistência, os direitos humanos e a valorização da diversidade.
Para a equipe pedagógica, essas experiências ampliaram repertórios, inspiraram novas práticas antirracistas e fortaleceram a consciência crítica, mostrando aos alunos que eles são parte ativa das transformações sociais do território.







