quinta-feira, novembro 13, 2025
InícioCidadesAlunos da Escola Ceciliano Abel de Almeida vivenciam experiências culturais e históricas...

Alunos da Escola Ceciliano Abel de Almeida vivenciam experiências culturais e históricas em São Mateus

-

A Escola Estadual de Ensino Médio Ceciliano Abel de Almeida desenvolveu duas importantes iniciativas pedagógicas voltadas para a valorização da cultura, da memória e da identidade local. Os estudantes participaram de uma visita ao Sítio Histórico Porto de São Mateus, incluindo a Casa Constância D’Angola, e de uma exposição guiada de arte visual intitulada Bem-vindo ao Paraíso, realizada no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) do município. As informações são da Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Educação (Sedu).

Um dos locais visitados foi o Sítio Histórico Porto de São Mateus. -Foto: Divulgação

“O Projeto Patrimônio Histórico-Cultural, promoveu uma vivência interdisciplinar entre as áreas de Arte, História e Língua Portuguesa. A iniciativa reuniu turmas da 2ª série do ensino médio e do 1º ano de Secretariado em uma visita ao Sítio Histórico Porto de São Mateus e à Casa Constância D’Angola, conduzida pela escritora e curadora Mônica Porto, referência na preservação da memória afro-brasileira e indígena no município” – destaca a Sedu.

Segundo a assessoria, durante a atividade, os estudantes exploraram o patrimônio histórico do Município, conheceram a história de Constância D’Angola e refletiram sobre o papel da comunidade negra e indígena na formação social, econômica e cultural da região. “A experiência resultou em produções textuais, registros fotográficos e reflexões sobre o pertencimento e o letramento racial, em consonância com as Leis 10.639/03 e 11.645/08”, reforça.

“Cada olhar atento e cada pergunta”

 

O coordenador de Estratégias para Equidade Racial (PCER), professor Marcos Góes Oliveira, destacou que “cada olhar atento e cada pergunta feita mostrava que eles estavam se reconhecendo na história da cidade”. Segundo ele, a visita não foi só um passeio, “foi um ato de valorização da memória e de construção de futuro”.

A curadora da Cassa Constância D’Angola, Mônica Porto, ressaltou que o para os alunos foi uma experiência essencial. “Essa experiência oferece elementos fundamentais para que esses jovens, como futuro de nossa cidade, reflitam criticamente e atuem na construção de uma sociedade antirracista”.

Curadora da Cassa Constância D’Angola, Mônica Porto, falando aos estudantes da Escola Ceciliano Abel de Almeida no Sítio Histórico. -Foto: Divulgação

A estudante Ester de Oliveira Soares, da 2ª série, disse que a “visita evidenciou a coragem e o valor histórico do povo de São Mateus, inspirando respeito e admiração pela comunidade”.

 

Bem-vindo ao Paraíso

 

Já a participação na exposição guiada Bem-vindo ao Paraíso trouxe reflexões sobre identidade, cultura periférica e juventude negra, em sintonia com o Projeto Aquilombar. Com programação diversificada —que incluiu grafite interativo, slam de poesia e baile cultural—, os estudantes vivenciaram expressões artísticas contemporâneas que dialogam com a resistência, os direitos humanos e a valorização da diversidade.

Para a equipe pedagógica, essas experiências ampliaram repertórios, inspiraram novas práticas antirracistas e fortaleceram a consciência crítica, mostrando aos alunos que eles são parte ativa das transformações sociais do território.

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível