A boa alimentação é primordial para o desenvolvimento saudável do corpo humano. Com ela é possível beneficiar o rendimento físico e mental e até mesmo melhorar a qualidade do sono. Quem explica é a nutricionista capixaba Aline Sarmento.

“Durante o sono, o nosso corpo trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino, neurológico e o apetite, por isso é tão importante para a saúde a ligação entre alimentação e sono” – alerta Aline Sarmento, do Viver Bem da Unimed Vitória.

A nutricionista detalha que existem algumas estratégias para promover o bom sono, e uma delas é incluir alimentos com propriedades para essa finalidade na dieta. “Alguns deles são chá de camomila, chá de lavanda, alface, aveia, leite, castanhas, mel, kiwi, peixes, banana e abacate. Os vegetais verde-escuros são ricos em Magnésio, mineral que promove relaxamento mental e físico”.

Por outro lado, existem alimentos que devem ser evitados por serem estimulantes do sistema nervoso e grandes responsáveis pelo estresse e a ansiedade, algumas das principais causas de insônia. “A dica é evitar bebidas à base de cafeína, chocolate, pimentas e o açúcar refinado adicionado a alguns alimentos industrializados” – indica.

Leia também:   Brasil atinge 2 milhões de casos prováveis de dengue

 

CORPO E MENTE

Aline Sarmento aponta ainda que, além de prejudicar o sono, a má alimentação pode gerar problemas emocionais e orgânicos. “Depressão, baixa autoestima, anorexia e a bulimia são alguns exemplos. Outra consequência é o excesso de peso, que provoca alterações no colesterol, queda de cabelo e carência de micronutrientes. Uma alimentação ruim leva o desequilíbrio do da saúde e tem reflexo na longevidade”.

De acordo com a nutricionista, é aconselhável fazer exames de rotina para identificar deficiências nutricionais que possam estar prejudicando a saúde. “É necessário um check-up anual com seu médico, fazer exames de sangue, verificar possíveis deficiências nutricionais e corrigi-las. Busque também um nutricionista para adequar sua rotina alimentar saudável dentro da sua individualidade”.

“Comer frutas, verduras e legumes regularmente, evitar alimentos industrializados, fazer exercícios físicos diariamente, não fumar, ter uma boa noite de sono, e ter contato com a natureza, fazem parte de um conjunto de medidas para prevenir diversas doenças” – reforça.

 

Alimentação saudável garante benefícios à saúde

Leia também:   Brasil atinge 2 milhões de casos prováveis de dengue

 

Brasília – Para ter uma alimentação saudável e garantir os benefícios à saúde é importante tomar algumas atitudes simples, como por exemplo:

. Beber pelo menos 2 litros de água por dia;

. Ter uma alimentação variada, alternando as frutas e legumes que são consumidos diariamente, e variando entre carne, frango e peixe como principais fontes de proteínas;

. Comer pelo menos 2 unidades de fruta por dia;

. Consumir legumes e verduras no almoço e no jantar;

. Incluir proteínas como queijos e ovos no café da manhã e no lanche da tarde;

. Reduzir o consumo de sal, preferindo usar temperos naturais como alho, cebola, pimenta, manjericão e salsa, e evitando o uso de temperos em cubo industrializados;

. Preferir alimentos integrais, como pão e macarrão integrais, pois são ricos em fibras, vitaminas e minerais;

. Evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura;

. Evitar o consumo de carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, bacon, peito de peru e salame.

Além disso, é importante preferir alimentos naturais e pouco processados, pois possuem uma quantidade maior e melhor de nutrientes do que os alimentos processados. Confira mais dicas para ter uma alimentação saudável. (Fonte: Ministério da Saúde)

Leia também:   Brasil atinge 2 milhões de casos prováveis de dengue

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here