Com as chuvas que caíram na noite desta segunda para terça-feira (23) em São Mateus foram registrados alagamentos em alguns pontos da cidade e deslizamentos de terra, além de relatos de erosões em vias e queda de energia em alguns bairros.
De acordo com a Defesa Social Municipal o volume de chuvas chegou a 62mm durante a noite. O órgão destaca ainda que houve um deslizamento de terra na Ladeira do Besouro onde está sendo construído um muro de contenção da encosta.
A Defesa Civil afirma que o deslizamento no local já estava previsto, visto que a obra ainda está em andamento e devido ao grande volume de chuva que já caiu em São Mateus neste mês de janeiro. A estação automática do Inmet localizada no Bairro Litorâneo já registrou 216mm de chuva neste mês, volume superior à série histórica medida pelo Incaper para janeiro, que é de cerca de 150mm.
O órgão alerta que ainda existem riscos de novos deslizamentos já que os institutos de meteorologia mantêm previsão de chuvas intensas no Município até o fim de semana.
Segundo a Defesa Social um relatório detalhado sobre a situação de São Mateus após as chuvas está sendo preparado e deve ser apresentado em breve.
Na segunda-feira o órgão emitiu um relatório sobre as chuvas da noite de sábado para domingo que deixou ao menos cinco famílias desalojadas outras 28 atingidas.