A Secretaria Estadual da Cultura (Secult) e o Instituto Agir para o Desenvolvimento da Cidadania, com recursos federais da Lei Paulo Gustavo, realiza o projeto Lugares de Ler, que terá lançamento oficial na segunda-feira (8), no Palácio Anchieta, em Vitória. A programação conta com a presença do filósofo, escritor, ambientalista, líder indígena e imortal da Academia Brasileira de Letras, Ailton Krenak.

De acordo com a assessoria da Secult, o projeto visa formar agentes culturais comunitários, fomentar clubes de leitura e promover mais de 400 atividades literárias em territórios periféricos do Espírito Santo. A princípio, localidades da Grande Vitória e de Linhares serão contempladas com as ações.

“O estímulo ao livro e à leitura é um pilar fundamental da busca de uma sociedade mais justa e igualitária. Nessa esteira, a Secult lança Lugares de Ler, que justamente viabiliza a difusão literária, por meio de ações e aquisições de livros em parceria com iniciativas que já atuam nesses territórios de vulnerabilidade social”, explica o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha.

A assessoria da Secult detalha que na oportunidade acontece a apresentação do chamamento para seleção dos agentes de leitura, que vão trabalhar na realização de atividades contínuas durante 10 meses em suas respectivas comunidades, além do lançamento coletivo de livros produzidos por meio do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura).

Após a seleção, os agentes de leitura receberão formação em cultura e literatura e orientações para a atuação como mediadores locais. Cada território formará seu clube de leitura com encontros semanais, que poderão incluir ações como contação de histórias, encontros com autores, oficinas de criação literária e oficinas de aprofundamento e estudo em obras literárias.

A assessoria ressalta que cada local realizará um evento especial, que pode incluir atividades como pocket show de música e literatura, monólogo cênico, sarau, exibição de filmes com bate-papo, apresentações literárias e apresentações circenses.

A Secult ressalta que o projeto também vai adquirir um acervo de 1.000 novos exemplares de livros diversos a serem utilizados a partir de ações facilitadas pelos mediadores formados nas atividades.

 

Lançamento coletivo de livros

Um lançamento Coletivo de Livros dos Editais de Literatura da Secult está programado para acontecer no mesmo dia no Palácio Anchieta. São 22 obras de autores do Espírito Santo, produzidas com recursos dos editais de Produção Literária e de Incentivo à Leitura.

Os gêneros são variados. Entre os lançamentos estão poesia, romance, ficção científica, contos, livro-reportagem e histórias infantojuvenis. A Secult salienta que o momento contará com a presença dos autores, autografando seus trabalhos. Os livros serão distribuídos gratuitamente no evento.

Na ocasião, haverá o lançamento coletivo de livros produzidos por meio do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura) e divulgação do chamamento para seleção dos agentes de leitura, que vão trabalhar na realização de atividades contínuas durante 10 meses em suas comunidades.

Foto do destaque: Secult/Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here