Investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado à Aeronáutica, abriram investigação da ocorrência envolvendo a queda de uma aeronave de pulverização agrícola, na manhã desta segunda-feira (21), em mata fechada na fazenda do ex-prefeito Evilázio Altoé, em Fátima, em Jaguaré. O acidente culminou com o falecimento do piloto Fernando Rodrigues Baía, 37 anos, que é de Mantena (MG), mas residia em Linhares.

O piloto Fernando Baía, falecido no acidente em Jaguaré, tinha 37 anos. Foto: Divulgação

A assessoria de Imprensa da Aeronáutica relata que a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-FBA é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados: fotografas cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado o acidente. A previsão é de que um perito já embarcasse ainda nesta segunda-feira para o Espírito Santo.

“A investigação realizada pelo Cenipa tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram. A conclusão de qualquer investigação conduzida pelo Cenipa terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente”, sustenta a Aeronáutica.

Leia também:   Jovem é assassinado a tiros dentro de casa em Linhares

Segundo o 13º Batalhão da Polícia Militar, quem confirmo à reportagem o acidente e o falecimento do piloto, os militares que atenderam a ocorrência ainda produziam o boletim nesta tarde de segunda-feira. A 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, de São Mateus, relata que a corporação foi acionada e a equipe de resgate chegou a se deslocar para Jaguaré, mas antes da chegada dos bombeiros, a vítima recebeu os primeiros socorros da equipe da Unidade Mista de Internação (UMI) e foi encaminhada ao hospital.

A Prefeitura de Jaguaré emitiu nota na qual relata que, segundo populares, a aeronave bateu em uma árvore para em seguida cair em uma área de mata. “O piloto veio à óbito a caminho da Unidade Mista de Internação do município. Familiares do piloto estiveram no hospital e o corpo foi liberado por volta de meio dia para o Instituto Médico Legal de Linhares”, detalha.

AEROVERDE

Uma atendente da Aeroverde Aviação Agrícola, sediada em Aracruz, confirmou que a aeronave do acidente é da empresa. Contudo, solicitou as perguntas através do e-mail para serem respondidas por um sócio. No entanto, as respostas não chegaram até às 17h50.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here