Como esperado, o adeus à juíza aposentada e professora universitária Victória Consuelo Carreira de Lima foi marcado por homenagens de autoridades, incluindo colegas de magistratura, amigos e familiares. A chuva que caiu na manhã desta quarta-feira (20) proporcionou um clima de serenidade ao velório, realizado no Salão do Júri do Fórum Desembargador Santos Neves, no Bairro Nova Conquista. O bispo emérito Dom Aldo Gerna, de 88 anos, inclusive esteve por lá. Entre outras homenagens, manifestações da Comarca de São Mateus, da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), expressa pelo juiz Leandro Cunha Bernardes da Silveira, que integra a diretoria. Doutora Consuelo, como era conhecida, faleceu na noite de terça-feira, em Cariacica, onde estava há cerca de um mês, acompanhada do marido Arão Ferreira.

“Fica o exemplo de pessoa honesta, íntegra, caridosa e muito carinhosa com todo mundo. Ela deu muitos exemplos, muitos ensinamentos para todos nós. Minha mãe era uma pessoa muito especial, graças a Deus” – afirma Ana Maria Carreira de Lima. A filha caçula recorda que a mãe era determinada na condução da família. “Tinha que trabalhar muito, conseguir as coisas com o próprio esforço. Nunca foi de dar moleza para filhos” – afirma, citando o estilo sóbrio, mas com carinho extra para a primogênita Elizabeth.

Leia também:   Motorista de carro morre em colisão com ônibus em Conceição da Barra
A juíza aposentada Victória Consuelo Carreira de Lima faleceu terça-feira (19) à noite.

Ana Maria ressalta que os últimos dias de Doutora Consuelo foram bem difíceis. “Mãe estava sofrendo muito. Ultimamente até chegamos a pedir a Deus pra ela descansar, de tanto sofrimento que estava passando. São quatro anos com câncer, e os últimos dois foram ainda mais difíceis. Muito difícil ver mamãe sofrendo daquele jeito” – comentou Ana Maria, serena.

O neto Jorge Eduardo recorda as lições que teve com a Doutora Consuelo. “Fui aluno e advoguei junto com minha vó. Fiz júri e tive o privilégio de ser professor junto com ela na faculdade e aprender tudo de melhor. Vovó era uma força, e deixou uma marca profunda em todo mundo, seus alunos, os profissionais, os advogados, na magistratura capixaba” – comentou. “A marca que ela deixou nunca se apagará. O exemplo de força, de vivacidade, de coisas boas, isso é o que ficará”.

Ex-prefeito de Pinheiros e ex-deputado estadual, Gildevan Fernandes enviou mensagem à Rede TC destacando a importância da Doutora Consuelo para o norte capixaba. “Fico triste! E manifesto a minha solidariedade à família e aos amigos. Tive a oportunidade de trabalhar no Judiciário em Pinheiros, quando ela atuou como juíza da comarca. Inclusive, ela foi uma das incentivadoras e participou da fundação do Coopbem, Conselho Pinheirense de Bem-Estar do Menor, entidade que tive a satisfação de ser o primeiro presidente” – disse Gildevan.

Leia também:   Policiais flagram jovem com crack, munições e revólver
O corpo de Doutora Consuelo foi velado nesta quarta-feira (20) no Salão do Júri do Fórum Desembargador Santos Neves. -Foto: Gilmar Henriques/TC Digital

DINAMISMO

Primeira juíza na magistratura capixaba, Victória Consuelo Carreira de Lima nasceu no Rio de Janeiro, no dia 22 de abril de 1940. Teve três filhos: Ana Maria, Elizabeth Consuelo e Arão Filho.

Enquanto juíza, atuou nas comarcas de São Mateus, Jaguaré, Conceição da Barra e Pinheiros, entre outras. Foi também pioneira como professora no Curso de Direito da Faculdade Vale do Cricaré (FVC).

Com toda essa bagagem, Doutora Consuelo ainda encontrava tempo para atuação em pastorais da Igreja Católica, tendo frequentado as comunidades Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Assis, em São Mateus.

Nas inúmeras coroas de flores levadas ao velório em homenagem póstuma, havia a gratidão de instituições sociais e culturais que receberam o apoio de Victória Consuelo, como o Centro Cultural Araçá e a Sociedade Musical Lira Mateense.

. Leia também https://tconline.com.br/juiz-lembra-pioneirismo-de-doutora-consuelo-e-destaca-reconhecimento-da-associacao-dos-magistrados-brasileiros/

. Leia também https://tconline.com.br/doutora-consuelo-morre-aos-79-anos/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here