Os acadêmicos do Centro Universitário Norte do Espírito Santo temem que os cortes do Ministério da Educação para as instituições de ensino federais afetem as atividades de ensino e pesquisa. Diante desta situação, os estudantes foram para a Praça Mesquita Neto, no centro de São Mateus, nesta sexta-feira (24), com o objetivo de mostrar para a população projetos que são desenvolvidos dentro e fora do campus. A denominação da atividade é Balbúrdia? “A verdadeira face de uma instituição federal”.

Carlos Eduardo entende que cortes de 30% no custeio afetarão não só as pesquisas, os laboratórios, mas também as atividades também de ensino. Foto: Ademilson Viana/TC Digital

A ideia surgiu no Centro Acadêmico de Ciências Biológicas e o presidente Carlos Eduardo Mulinario Poloni disse para a Rede TC que tem o apoio dos demais centros acadêmicos e do diretório acadêmico do Ceunes. Por ter sido a atividade mobilizada pelos estudantes do curso, a maioria dos projetos expostos são de Ciências Biológicas. Entretanto, Carlos Eduardo acrescentou que também foram convidados para exposição alunos de outros projetos de extensão e pesquisa, além do Projeto Meros do Brasil, que é um parceiro de atividades da instituição.

Leia também:   Sejus apura circunstância de morte de preso da Penitenciária de Linhares
Foram expostos projetos de importância para a sociedade, como de combate ao mosquito aedes aegypti. Foto: Ademilson Viana/TC Digital

O presidente do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas entende que cortes de 30% no custeio afetarão não só as pesquisas, os laboratórios, mas também as atividades também de ensino. Ele cita, por exemplo, que caso a energia elétrica seja cortada, impede as aulas à noite. Carlos Eduardo salienta que além da questão dos cortes, a atividade desta sexta-feira (24) tem a vertente de apresentar para a sociedade o que é produzido dentro do campus.

PROJETOS

Entre os estandes que já estavam expostos na manhã desta sexta-feira (24) estava do Núcleo de Bentos Marinhos, cujo laboratório é voltado a pesquisas da fauna bentônica de ambientes marinhos, ou seja, animais marinhos geralmente de locais arenosos. Também já estava mostrado o estande do Programa de Educação Tutorial (PET) Prod Bio, que envolve os cursos de Engenharia de Produção e Ciências Biológicas, com trabalhos de ensino, pesquisa e extensão dentro da universidade e em comunidades pesqueiras de São Mateus e Conceição da Barra. O programa de extensão Aedes Zero, de prevenção a dengue, zika e chikungunya também foi apresentado à população, assim como os projetos desenvolvidos no herbário.

Leia também:   PRF apreende cinco quilos de fios de cobre no ES

 

Os acadêmicos mostraram projetos desenvolvidos em comunidades pesqueiras. Foto: Ademilson Viana/TC Digital
Os acadêmicos apresentaram os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no Ceunes. Foto: Ademilson Viana/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here