Estimulando o protagonismo das famílias na luta e na implantação de política públicas, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019 foi aberta na manhã desta quarta-feira (21). Uma caminhada iniciou e terminou na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no Bairro de Fátima (Ideal), passando por ruas e avenidas do Centro.

A caminhada da Apae passou por ruas e avenidas do Centro. Foto: Ademilson Viana/TC Digital

A diretora pedagógica Cida Britto destaca que a atividade realizada pela Apae teve o intuito de dar visibilidade aos alunos e a luta pelos direitos deles. Estiveram presentes a secretária municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel, representantes da Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência e de outras entidades apoiadoras, como Reconstruir a Vida e Associação Nova Esperança.

A programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019 será encerrada no dia 28. Foto: Ademilson Viana/TC Digital

Cida explica que o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019, Família e pessoa com deficiência: protagonistas na implementação das políticas públicas, tem o intuito de estimular às famílias ao empoderamento na busca pelos direitos de quem tem as necessidades especiais. A diretora frisou que a Apae está pronta para apoiar nesta autonomia e protagonismo.

Secretária municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel esteve presente na caminhada da Apae. Foto: Ademilson Viana/TC Digital

Esse é o entendimento que já tem Margarida Moraes, mãe de Robson, de 39 anos, com deficiência intelectual. “A família é essencial, nada anda se ela não participar. A Apae nos ajuda a cada dia, mas precisa ter a participação da família”, sustenta.

Margarida Moraes: “A família é essencial, nada anda se ela não participar”. Foto: Ademilson Viana/TC Digital

PROGRAMAÇÃO
A programação da Semana segue nesta quinta (22), com exposição de trabalhos realizados pelos alunos, na sede da Apae. Um fórum de pais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, acontece sexta (23), às 13h30, no auditório da Secretaria, no Bairro Carapina. Os alunos de São Mateus participam no sábado (24) do Encontro Recreativo das Apaes do Norte, em Pinheiros.
Uma missa de ação de graças será celebrada domingo (25), às 10h, na Catedral. Após atividade interna segunda-feira (26), piqueniques acontecem na manhã e tarde de terça-feira (27), no Centro de Vivência. O encerramento é quarta-feira (28), quando a Apae de São Mateus e outras do Espírito Santo recebem homenagens na Assembleia Legislativa, em Vitória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here