A trajetória histórica do café confunde-se com a própria história do Brasil. Trazido ao país pelas mãos de Francisco de Melo Palheta, em 1727, o café, durante várias décadas, foi a principal riqueza brasileira, chegando a representar, isoladamente, 70% do valor de nossas exportações no período de 1925/1929, segundo a EMBRAPA e o INCAPER.

Em 1880 chegou ao Brasil pelo porto de Benevente, ES, o Sr Amadeo Venturim que, junto com sua família, trouxe uma mala cheia de esperança, força de vontade e fé. Como tantos imigrantes italianos veio disposto a desbravar essa terra de incertezas e construir um futuro melhor para sua família.

Da quinta geração da família Sr Amadeo Venturim, conversei com Lucas, produtor rural em São Domingos do Norte (ES) e idealizados ao lado do seu pai e seis irmão da marca Café Fazenda Venturim. E o mais interessante: entraram no mercado de cafés especiais com o café conilon (robusta). Tradicionalmente, o mercado de cafés especiais é com café arábica.

Lucas falou sobre canais de comercialização (varejo, ecommerce, cafeterias, internacional, etc), microfones, empreendedorismo e legado.

Confira:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here