O bispo emérito Dom Aldo Gerna, ainda em recuperação de um problema de saúde após passar por internações, reuniu forças para participar da missa solene em comemoração ao Padroeiro São Mateus. “Que benção. Que alegria!” – exclamou a Diocese em nota.
A missa solene aconteceu às 10h de 21 de setembro, dia em que é celebrado o Santo São Mateus, padroeiro do Município. O bispo emérito aproveitou a oportunidade para falar ao “Povo Santo de Deus”, como Dom Aldo costuma chamar os fiéis da igreja católica, principalmente os que compõem a Diocese de São Mateus.
“É difícil expressar o que estou passando e passei nesta Eucaristia, que foi o grande dom de Deus para mim neste dia, com uma certa dificuldade. O que interessa é nós nos referirmos a São Mateus. No [Evangelho] capítulo 16, ele relata que Jesus um dia quis saber o que o povo pensava dEle, o que disse o povo. E só São Pedro deu a resposta certa a Jesus: ‘Tu és o Filho de Deus’. Pois bem, meus irmãos, eu lembro que hoje o Cristo Vivo e visível na sua igreja esteja dirigindo a nós a mesma pergunta, mas modificada nesse sentido: ‘o que diz você da igreja, homens e mulheres que no mundo inteiro acreditam em Cristo?’”
Com esse questionamento, Dom Aldo vai além e faz diversas reflexões: “Hoje somos provocados a dar a nossa resposta. O que você pensa, o que você quer expressar quando se sente igreja de Cristo? Porque esta igreja de Cristo, carregada de tantas bençãos através dos séculos, também é submetida a duras provações, a humilhação de ver alguns de seus filhos se afastar. Então, a pergunta dirigida a nós é: ‘o que você pensa dessa igreja, esta igreja que vive na história do mundo?’. A nossa resposta é aquela que repetimos ao longo de muitos anos: ‘a igreja é o Povo Santo de Deus’. É a nossa missão continuar na presença de Jesus e dizer a este mundo perdido e a nós mesmos: ‘esta igreja continua sendo o Povo Santo de Deus’”.
Ainda em sua reflexão, Dom Aldo continua: “Povo humilde, povo apertado por tantos, povo repelido, povo ignorado; o que cada um de nós pensa? Nós somos o Povo Santo de Deus. Continuamos a dar a nossa resposta que Pedro começou ao declarar Jesus, o filho de Deus vivo. Nós, com a inspiração do Espírito Santo, especialmente depois do concílio ecumênico, repetimos: ‘nós somos o Povo Santo de Deus!’”
Saúde a Dom Aldo
No dia 9 de abril, o bispo emérito da Diocese de São Mateus, Dom Aldo Gerna, deu entrada no Hospital Meridional de São Mateus com um quadro de pneumonia. Na ocasião, após a realização de alguns exames, ele foi medicado e permaneceu internado.
Dom Aldo foi transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no dia 21 de abril para um procedimento de ventilação pulmonar, onde permaneceu até o dia 26 daquele mês, retornando para a internação no quarto no mesmo hospital.
No dia 2 de maio, aproximadamente 20 dias após a internação, o bispo emérito deixou o hospital para continuar o tratamento em casa. No entanto, precisou retornar para a UTI no dia 22 de maio para tratar uma infecção bacteriana.
Em 11 de junho, o bispo retomou novamente o tratamento em sua residência em Guriri. No dia da alta médica, em comunicado assinado pelo bispo Dom Paulo Bosi Dal’Bó, a Diocese de São Mateus detalhou que havia contratado e envolvido cerca de 15 profissionais no acompanhamento e recuperação de Dom Aldo com objetivo de fornecer o máximo de conforto e o suporte necessário no tratamento.
O bispo emérito Dom Aldo Gerna completou 93 anos no dia 7 de maio. (Com informações do Padre Patric da Silva Wanderley, assessor eclesiástico de Comunicação Diocesana).
Foto do destaque: Ascom-Diocese de São Mateus/Divulgação