Ao encerrar mais um ano de intensas atividades legislativas, fico orgulhoso de perceber o quanto trabalhamos pelo desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo em 2023. Ao lado dos meus colegas deputados, apoiados pelo competente e qualificado corpo de servidores da Casa, aprovamos leis que impactam positivamente a vida dos capixabas, destinamos investimentos de norte a sul do Estado e fiscalizamos como estão sendo implementadas as políticas públicas que fazem do nosso Estado exemplo de gestão e transparência em todo o Brasil. Isso é resultado do planejamento inédito que implementamos, para balizar nossas ações e garantir uma efetividade cada vez maior no trabalho do Poder Legislativo.

Uma Assembleia comprometida com a transparência nos rendeu o reconhecimento da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que nos concedeu Selo Ouro, e a Transparência Internacional nos colocou como a 2° Casa Legislativa mais Transparente do país! Isso nos motiva a trabalhar cada vez mais pela transparência, junto com a participação popular na efetivação de políticas públicas que atendam às necessidades da população capixaba. Buscamos sempre proporcionar igualdade de oportunidades em nosso Estado.
A participação ativa da sociedade civil foi fundamental para a construção de propostas que refletissem os anseios dos capixabas. Realizamos audiências públicas, debates e visitas técnicas, promovendo uma democracia mais participativa e representativa. A Assembleia Legislativa é a caixa de ressonância da sociedade, e nosso compromisso é traduzir as demandas da sociedade em ações concretas.
Trabalhamos em conjunto com os demais Poderes, buscando o equilíbrio necessário para garantir o pleno funcionamento do Estado. A harmonia, sem ignorar a independência, entre Executivo, Legislativo e Judiciário é essencial para o bom andamento das políticas públicas e o alcance de resultados positivos para a população.
Olhando para o futuro, vislumbramos um 2024 repleto de desafios e oportunidades. Sabemos que 2023 teve diversos obstáculos e nem tudo aquilo que planejamos se concretizou. Mas pretendemos continuar atuando de maneira proativa, indo ao encontro do desejo dos capixabas.
Através da Secretaria da Casa dos Municípios, temos um canal direto entre a Ales e as prefeituras e Câmaras municipais, facilitando a troca de experiências e informações, agilizando o trabalho de todos nós, respondendo com mais agilidade aos sonhos dos cidadãos. Na agricultura, ultrapassamos as paredes do Parlamento e fomos a campo através do projeto dos Arranjos Produtivos, levando não apenas sementes e equipamentos para o agro, mas capacitando o homem e a mulher do campo, para que eles possam empreender e ter cada vez mais qualidade de vida.
Na Assembleia, temos uma responsabilidade enorme que é votar a peça orçamentária, o que vai determinar onde serão feitos os investimentos do governo do Estado em todas as 78 cidades e que, para 2024, chega quase a R$ 25 bilhões. É a Assembleia que aprova tudo isso que acontece em cada canto desse estado.
Por isso, seguimos em parceria com cada um de vocês para juntos, construir um futuro cada vez mais promissor para todos os capixabas. Que 2024 seja um ano de avanços, diálogo e realizações para um Espírito Santo cada vez melhor de se viver.
____
(Marcelo Santos é deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.)







