EXPORTAÇÃO DA PIMENTA
Uma portaria que o Ministério da Agricultura pretende publicar oficialmente em breve, com validade já a partir de 1º de outubro, com uma série de exigências para que a pimenta-do-reino do Brasil possa chegar aos mercados europeus livres de salmoella, caiu como uma bomba no colo de produtores e exportadores do produto. O assunto impactou negativamente e algumas lideranças pareceram um pouco assustadas ao comentar. Inclusive exportadores temem que as medidas possam inviabilizar e trazer grandes prejuízos para o setor. Soluções estão sendo buscadas nos bastidores para tentar reverter alguns pontos da medida.

DERRUBADA DE PREÇOS
Caso as exportações de pimenta-do-reino para a União Europeia sejam prejudicadas, pode ocorrer uma alta da oferta no mercado interno e, por consequência, uma derrubada drástica nos preços dessa commodity. Os produtores e exportadores dependem, neste momento, da mão estendida do Governo Federal, não somente para ajustar a portaria, mas também para oferecer mais créditos e soluções para a crise hídrica e outras dificuldades que se avizinham, segundo especialistas.

FRETE MARÍTIMO
Além de todos os problemas que os exportadores têm enfrentado, nos últimos quase dois anos os impactos da pandemia do novo coronavírus chegaram também sobre o custo do frete marítimo, forma de comércio internacional mais comum entre os países. Durante uma reunião nesta semana com equipes do Ministério da Agricultura e a cadeia produtiva da pimenta-do-reino, um produtor afirmou que o frete sofreu assustadoras elevações, chegando a quadruplicar o preço nos últimos meses. Outro fator é que, nos últimos 13 meses, com a contínua reabertura das atividades e retomada econômica global, o número de encomendas por insumos e mercadorias do comércio exterior dispararam, acima da capacidade logística dos armadores e terminais portuários, encarecendo o frete marítimo.

FALANDO EM PREÇOS
O povo brasileiro já não suporta mais os sucessivos aumentos de despesas básicas, como combustíveis, energia elétrica, gás de cozinha e alimentação. É preciso fazer uma reflexão e começar a cobrar com muita convicção respostas das autoridades constituídas para cuidar da nossa economia, que parece estar à deriva.

DA VITÓRIA
Nesta semana o deputado federal Josias Da Vitória cumpriu uma extensa agenda no norte do Estado, especificamente em Conceição da Barra e São Mateus. Em solo barrense, na localidade de Braço do Rio, participou na quinta-feira de discussões sobre a exploração de sal-gema. Em São Mateus, na sexta-feira, se reuniu com vereadores e participou de alguns eventos com o prefeito Daniel Santana. Coordenador da bancada federal capixaba em Brasília, Da Vitória demonstra, com esse movimento, que está se capitalizando junto às lideranças do norte visando, quem sabe, uma mudança de rumo nas eleições do próximo ano.

FERROVIA
Ainda nessa semana o diretor-presidente da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, recebeu do governo federal a autorização para iniciar os estudos de engenharia para implantação de uma ferrovia ligando São Mateus a Ipatinga. A previsão de José Roberto é que sejam investidos R$ 5,2 bilhões no empreendimento e que ele deve estar operando em 2026. Para a TC, José Roberto disse que esse dinheiro vem de fundos de investidores já contemplados dentro do projeto. A exploração do sal-gema, aliada a um porto em Uruçuquara e uma ferrovia, enche os olhos e vislumbra um futuro de desenvolvimento promissor para a região. Tomara que tudo se concretize.

FREDDIE MERCURY
Amanhã, 5 de setembro, é comemorado o aniversário do ícone do rock Freddie Mercury. Conhecido mundialmente pelo seu trabalho com a banda de rock Queen, Freddie Mercury foi um artista emblemático e faz parte da história de vida de muitos brasileiros. Uma curiosidade sobre a banda: além de artistas, os integrantes possuíam outras formações acadêmicas. Freddie Mercury era formado em design gráfico, Roger Taylor (baterista), em ciências biológicas, John Deacon (baixista) era engenheiro eletrônico, enquanto Brian May (guitarrista) é PhD em astrofísica, chegando até a colaborar como pesquisador da Nasa.

FERIADÃO
A expectativa é que o feriadão bombe na Ilha de Guriri, com praias, praças, bares e restaurantes com muito movimento, de dia e de noite. Alguns comerciantes comentam que o clima é de Verão. É que o avanço na vacinação, a queda no número de novos casos e óbitos, além da classificação do Município em risco baixo, podem refletir na primeira oportunidade desde o início da pandemia dos setores econômicos recuperarem as perdas financeiras do período de pandemia. Esse clima positivo alcança também a classe trabalhadora, do vendedor ambulante até os artistas, que também sofreram muito no período de pandemia.

7 DE SETEMBRO
Sem as tradicionais programações cívicas, que geralmente são puxadas pelas escolas do Município, alguns mateenses escolheram participar do 7 de setembro deste ano com carreatas, participando de manifestações em Brasília, ou do Grito dos Excluídos, das pastorais sociais da Paróquia de Guriri. É preciso demonstrar o amor à pátria ou manifestar pelas bandeiras que defende de forma ordeira e com muita paz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here