Na última série de reportagens sobre os 100 dias de mandato do prefeito Marcus Batista, a Rede TC de Comunicações entrevistou mais quatro vereadores sobre a avaliação da gestão municipal neste período. Enquanto o presidente da Câmara, vereador Wanderlei Segantini, e os vereadores Branco da Penal e Leandro Schaeffer elencaram pontos positivos da Administração, o vereador Vilmar do Seac afirmou que ainda é cedo para fazer uma avaliação da performance do gestor municipal.
O presidente da Câmara, Wanderlei Segantini, definiu como ótimo o início da gestão de Marcus Batista. Ele argumentou que o trabalho está começando e não pode ser feito de qualquer jeito. “É novo na área [o prefeito], está aprendendo. Não é fácil montar uma equipe para poder trabalhar unido. Então, para mim, ele está indo no caminho certo. Chegando recursos, a cidade vai crescer. Tem muita coisa boa para vir para essa cidade” – declarou.
O presidente acrescentou que mantém uma boa relação com Marcus Batista e tem atuado próximo ao chefe do Executivo. Ele exemplificou que chegou a viajar para Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, com o prefeito em busca de empresas para se instalarem no Município.
Para o vereador de primeiro mandato, Emerson Cardozo, o Branco da Penal, a nova gestão está trabalhando na medida do possível em cima do orçamento que foi deixado pela gestão passada. “Eu vejo que está trabalhando de forma certa, com pés no chão. Eu vejo que ele está no caminho certo. Está tentando melhorar a qualidade de vida no município” – avaliou. Conforme ele disse, a relação com o prefeito está boa. “Eu falei com Marcus que eu não sou oposição, eu sou situação. Se você trabalhar em prol do município, para melhorar o município, eu estarei junto”, sustentou.
O vereador Leandro Schaeffer, também estreante na Câmara, demonstrou aprovação ao início de mandato de Marcus Batista. “A gente vê vários pontos que ele está empenhado. Agora mesmo os uniformes nas escolas [ao se referir à entrega simbólica de uniformes escolares para escolas municipais realizada na semana passada pela Prefeitura]” – especificou. Em certo ponto da entrevista com Schaeffer, a ligação ficou inaudível e foi desligada. Posteriormente as ligações realizadas pela Reportagem remeteram à caixa postal. À tarde, o vereador respondeu por mensagem que esteve em reunião e no momento da entrevista em deslocamento na estrada, relatando que entraria em contato novamente, o que não ocorreu até o fechamento desta matéria.
“É CEDO PARA AVALIAR”
Diferente dos demais entrevistados nesta segunda-feira, o vereador Vilmar Gonçalves de Oliveira, o Vilmar do Seac, disse que ainda é cedo para fazer uma avaliação da gestão municipal, diante da situação que estava o Município quando se iniciou o mandato. “Vou deixar para avaliar o mandato com mais ou menos cinco meses, seis meses”, disse. Ele argumentou que “em 100 dias não daria para ninguém dar jeito e nem amenizar a situação em que estava”.

Foto: Wellington Prado/TC Digital
Nesse sentido, o vereador também preferiu não fazer uma avaliação do próprio momento por entender que ainda é cedo.
Wanderlei destaca a busca pela união dos parlamentares
Presidente da Câmara, o vereador Wanderlei Segantini pontuou que, entre ações realizadas nos primeiros meses de mandato, priorizou a união dos parlamentares em favor do Município. “Nesses 100 dias, teve uma viagem ao Rio Grande do Sul mais o prefeito. Fizemos várias indicações, requerimentos e projeto de Lei. A Câmara está trabalhando certinha, unida, pensando na Cidade, pensando para frente. Discutimos assuntos da cidade, acho importante. Temos pregado isso, o diálogo” – reforçou.
O presidente ainda acrescentou que realizou reuniões com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com o objetivo de trazer mais cursos, incluindo a formação de mão de obra que possa atender às demandas da Marcopolo.

Foto: Wellington Prado/TC Digital
“Eu acho que a câmara tem que trabalhar unida, sem confusão, com diálogo, ninguém pode achar que é melhor que ninguém. Porque nossa vida é passageira, a gente tem que pregar o bem. Fazer o mal não leva a nada. E [é preciso estar] sempre unido com o Executivo” – reiterou.
Ainda sobre a ação como vereador, Wanderlei frisou que tem trabalhado em busca de melhorias para o Município, priorizando comunidades como Nestor Gomes, Nova Lima, Itauninhas, São Geraldo, São Domingos, além da Cidade e do Rio Preto. Devido à ligação com a guarda municipal, ele acrescentou que também busca atuar pelas demandas da categoria. Com esse objetivo, ele reforçou o intuito de buscar a valorização da guarda, com a realização de cursos de capacitação. “Segurança é coisa séria”, ressaltou.
Branco da Penal afirma que priorizou apoio à Guarda
Para o vereador Emerson Cardozo, o Branco da Penal, os primeiros dias de mandato foram produtivos. O parlamentar argumentou que o Município encontra dificuldades atualmente, que credita ser legado da gestão anterior. Por esse motivo, entende que não foi possível ainda fazer muita coisa que precisa ser feita. “Mas nós progredimos bem”, salientou.
Branco afirmou que o Executivo tem atendido o que vem pedindo dentro do possível. “Todos os vereadores estão lutando e buscando atender à comunidade. Na medida do possível, o Marcus tem atendido” – afirmou.

Foto: Wellington Prado/TC Digital
O vereador enfatizou que, nesse início de mandato, priorizou fazer requerimentos ao Executivo de levantamentos sobre ações da gestão municipal anterior, incluindo em relação a loteamentos e recursos utilizados em obras.
Branco acrescentou que também priorizou ações em prol da Guarda Municipal, na qual defende que seja “um segundo braço armado do Município”. O vereador quer a Guarda Municipal trabalhando de forma mais efetiva e com mais estrutura contra a criminalidade. Por esse motivo, adiantou que entrará em contato com a Guarda Municipal de Marataízes, que assim como em São Mateus, os integrantes eram anteriormente vigilantes.
Schaeffer salienta ações voltadas à agricultura
O vereador Leandro Schaeffer, também em primeiro mandato, disse que tem focado ações neste início de mandato na área de agricultura, com indicações de melhorias de estradas, além de calçamentos. “A gente está trabalhando e, junto com o Executivo, vem aparecendo resultados”, reforçou.
“[Trabalhei pela] aprovação em coisas que vêm chegando ao Legislativo e algumas coisas que o prefeito já sinaliza de forma positiva, no interior e na Cidade. A gente vê vários pontos que ele está empenhado” – disse.

Foto: Wellington Prado/TC Digital
Devido ao episódio já relatado sobre a ligação com o vereador Schaeffer e por não ter tido o retorno com novas informações sobre o mandato por meio de ligação ou mensagem até o fechamento desta matéria, não foi possível apurar mais detalhes sobre a atuação e prioridades do parlamentar.
Foto do destaque: CMSM/Divulgação